Parceria da Trimble com a Microsoft traz a plataforma holográfica HoloLens ao setor de Arquitetura, Engenharia e Construção

29/07/2015 - Parceria da Trimble com a Microsoft traz a plataforma holográfica HoloLens ao setor de Arquitetura, Engenharia e Construção
 
HoloLens permite visualizar modelos de SketchUp, da Trimble, como hologramas colocados no mundo real
 
A Trimble anunciou que está trabalhando com a Microsoft no desenvolvimento de uma nova geração de ferramentas integradas à plataforma holográfica HoloLens, do Windows 10, cujo objetivo é melhorar a qualidade, a colaboração e a eficiência na concepção, construção e operação de edifícios e estruturas. Uma ideia do conceito foi demonstrada na Conferência Build Developer, da Microsoft, realizada em São Francisco.
O Microsoft HoloLens é um computador holográfico que é montado na cabeça e fornece uma experiência de realidade mista para diversas aplicações comerciais e de consumo. Quando utilizado por profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC), o dispositivo HoloLens amplia a interação com modelos em 3D além dos limites de uma tela de computador 2D, criando novos caminhos para as diversas partes interessadas participantes de projetos de construção complexos e de várias fases para a visualização, colaboração, partilha de ideias e gestão de mudanças.
 
Demonstração destaca cenários de design e colaboração
Recentemente a Microsoft demonstrou como a integração do HoloLens com o software de modelagem 3D SketchUp da Trimble e a plataforma de colaboração Trimble Connect poderia melhorar os processos de projeto e construção. Utilizando o HoloLens, os arquitetos tiveram a oportunidade de experimentar seus modelos de SketchUp como hologramas colocados no mundo real, o que permitiu que analisassem rapidamente os vários possíveis cenários de projeto no contexto do ambiente físico. A demonstração também ilustrou como utilizar o Trimble Connect com a tecnologia holográfica HoloLens, que permite que equipes remotas avaliem de forma eficaz e colaborem para resolver questões de construtibilidade em tempo real.
Um vídeo da demonstração está disponível em:  http://www.buildwindows.com. Mais informações sobre a Trimble e a parceria com a Microsoft estão disponíveis em:  http://buildings.trimble.com/hololens.
"A Trimble tem a missão de entregar soluções que transformam a experiência do usuário e os processos de trabalho de muitos setores", disse Bryn Fosburgh, vice-presidente responsável pelas Divisões de Tecnologia de Construção da Trimble. "Acreditamos que o HoloLens seja um divisor de águas para equipes de design e construção, facilitando uma melhor comunicação e maior transparência. Estamos empolgados com a parceria com a Microsoft na criação do que pode ser uma nova era para a tecnologia no mercado de AEC”, completa o executivo.
"O Microsoft HoloLens é uma ferramenta revolucionária para pessoas e empresas, capacitando profissionais em setores como design e construção para fazer e conseguir mais", disse Yusuf Mehdi, vice-presidente corporativo de dispositivos e estúdios da Microsoft. "O profundo conhecimento que a Trimble tem dos processos de design e construção torna dela um parceiro natural para trazer a computação holográfica para este setor”.
 
Foco inicial no desenvolvimento
A pesquisa inicial da Trimble está focada na integração do HoloLens com três soluções da Trimble:
· Trimble® Connect - um ambiente de colaboração para projetos de design, engenharia e construção com base no software GTeam™, da Gehry Technologies, adquirido pela Trimble em 2014. O Trimble Connect permite às equipes obter acesso e gerenciar dados do projeto por meio de uma plataforma de nuvem.
· SketchUp – a plataforma de modelagem em 3D mais popular do mundo, utilizada por milhões de pessoas para criar, atualizar e comunicar projetos em 3D.
· Trimble V10 Imaging Rover - um sistema de câmera integrada que capta, com precisão, panoramas digitais em 360 graus para uma documentação visual e medição do ambiente circundante que podem ser transformados em entregas geoespaciais ricos em dados.
As soluções da Trimble habilitadas para HoloLens estão em desenvolvimento. Detalhes a respeito de disponibilidade não foram divulgados na Conferência Build. Informações sobre a ampla gama de soluções da Trimble para design, construção e operação de construção e infraestrutura estão disponíveis em:  http://www.trimble.com/Industries/Construction/index.aspx
 
Sobre a Trimble - A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção Civil Pesada, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construções Verticais.
Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite:  www.trimble.com.br

Banner
Banner
Banner

Site Login