Gestão de energia na redução de custos na indústria

02/07/2015 - Gestão de energia na redução de custos na indústria
 
Por Antônio Carlos Bento*
 
Em qualquer atividade empresarial, e mais notadamente em tempos de crise, o controle dos custos é fator chave de sucesso e, porque não dizer, para a sobrevivência das empresas. O caso da energia tem exigido de todos, um esforço ainda maior, seja pela escassez, pela instabilidade e pelos constantes incrementos nos preços. A energia pode representar, dependendo de cada caso, 10% do custo de produção e/ou da operação da empresa. Por isso, a importância de uma gestão competente para explicitar, agir e controlar os custos desse importante insumo.
Há ainda um fator importante a ser considerado: o apagão e o racionamento de 2001 forçaram as empresas a colocar em prática importantes e bem estruturados processos de aproveitamento responsável das fontes de energia e, por consequência, reduziram os custos relacionados.
As empresas implementaram, consolidaram e mantêm esses processos até hoje. Há uma consciência nova instalada nas empresas. O que é ótimo!  No entanto, nessa linha de economia e eficientização, resta menos o que fazer. Então, uma das boas alternativas é contar com a ajuda de gente especializada. Uma análise técnico/profissional das contas de energia, dos padrões de consumo, da estruturação das demandas pode levar as empresas a terem ganhos mais expressivos que um trabalho incremental da mencionada eficientização energética. Ela pode ajudar, e muito! No entanto, a forma de contratação pode garantir mais oportunidades que esses trabalhos.
 
*Antônio Carlos Bento é CEO da IBS-Energy, empresa especializada em criar soluções que visam otimizar o gerenciamento de energia, oferecendo várias que vão desde sistemas que garantem melhoria do desempenho técnico e redução de dispêndios com energia a projetos estruturados, auditoria, consultoria personalizada, monitoramento e gerenciamento de energia, reclassificação tarifária, verificação de instalações elétricas, suporte para construção de subestações e linhas de transmissões, entre outros serviços.
 
Verso Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login