Resíduos orgânicos têm destino correto na Salton

01/07/2015 - Resíduos orgânicos têm destino correto na Salton
 
Um parreiral é composto por muito mais do que apenas coloridos e apetitosos cachos de uva. Junto com a fruta, estão os cabos que a sustentam nos galhos e a sobra das uvas esmagadas e espremidas, também chamada de bagaço. A Vinícola Salton, primando pelo conceito da sustentabilidade, encaminha esses dois produtos para uma empresa que elabora a compostagem e comercializa o adubo orgânico no mercado. Os resíduos correspondem a até 30% de uma produção. No total, de 3% a 7% da uva recebida são cabinhos e de 23% a 27% constituem o bagaço.
“É fundamental destacarmos o uso correto que a empresa dá a esses resíduos da uva, uma vez que o descarte inadequado no meio ambiente representa um risco de poluição. Por ser ácido, se cair em algum lençol de água, pode comprometer o nível de oxigênio do local, esclarece o consultor agrícola da Salton, Maurício Copat.
De acordo com, Cleber Von Muhlen, técnico agrícola da Adubare, que recebe os resíduos desde 2007, alguns passos importantes devem ser seguidos. “É necessária uma mistura adequada onde precisamos adicionar carbono para que este consiga atingir a temperatura ideal, variável entre 55° a 65° e com necessidade de permanecer estável até o ciclo de decomposição e neutralização dos parâmetros poluentes terminar. Na sequência, utilizamos o revolvimento contínuo para aerar a pilha de resíduos e acelerar o processo. Todo o ciclo deve ser feito em área coberta sem a influência das chuvas e solo impermeabilizado para não infiltrar o chorume que o material libera ao decorrer do processo”, explica.
Copat, no entanto, ressalta que, ao final do ciclo de decomposição, é obtido um ótimo condicionador de solo, rico em matéria orgânica, que pode ser reutilizado em qualquer tipo de solo e de cultura, resultando em inúmeros benefícios ao ambiente. “Este produto resultante da compostagem evita a poluição e serve como fertilizante para as videiras, trazendo resultados positivos com um produto reciclado e reutilizado de maneira ambientalmente correta”, finaliza.
 
Sobre a Vinícola Salton - A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais do Brasil. Possui uma unidade no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves/RS, referência na elaboração de espumantes e frisantes no mercado nacional e responsável por alguns dos vinhos mais premiados do País. A outra unidade está localizada em Jarinu/SP e é uma planta piloto para desenvolvimento de novos produtos e aplicação de novas tecnologias – projeto que contempla a elaboração de produtos na categoria hard e soft drinks. Centenária e familiar, a empresa espera receber para este ano 75 mil turistas no seu complexo turístico. Mais informações sobre a empresa no site www.salton.com.br

Máquina Public Relations

Banner
Banner
Banner

Site Login