Chanceler alemã Angela Merkel visita a mostra da “fábrica digital” da Siemens

04/03/2015 - Chanceler alemã Angela Merkel visita a mostra da “fábrica digital” da Siemens
 
Chanceler alemã Angela Merkel visitou a Fábrica de Equipamentos Eletrônicos da Siemens em Amberg, Alemanha, para acompanhar o processo de automação da produção que avança em direção à Indústria 4.0. Elementos fundamentais do futuro industrial já estão sendo usados na fábrica de Amberg, como produtos que se comunicam com o maquinário e são controlados via TI, otimizando todos os processos da planta. Os produtos fabricados controlam sua própria montagem ao comunicar diretamente requerimentos específicos e próximos passos de produção para as máquinas por meio de um código de produto.
“Amberg é a maior prova de que a alta tecnologia e inovações de ponta podem garantir de modo sustentável a posição da Alemanha como centro industrial em longo prazo”, afirma Joe Kaeser, Presidente e CEO da Siemens AG. “Nossa planta de eletrônicos é um exemplo perfeito de fábrica digital e mostra que a Siemens já está implementando elementos-chave da Indústria 4.0. O modelo de organização que caracteriza Digital Factory como uma Divisão, estabelecido em 1º de outubro de 2014, também reflete esse desenvolvimento em nossa empresa”.
Esta unidade da companhia exibe o conceito da Siemens de “empreendimento digital”, empregando métodos de produção que serão padrão em diversas instalações manufatureiras em alguns anos. A unidade alcançou progressos significativos em direção ao futuro, no qual o mundo real e o mundo virtual estarão ainda mais intimamente ligados à produção, comunicando-se uns com os outros. No futuro, as fábricas serão muito mais flexíveis do que hoje na fabricação de produtos individuais e na obtenção de maior eficiência – maior rapidez, custos mais baixos e melhor qualidade.
A produção, amplamente automatizada, atua com máquinas e computadores que são responsáveis por 75% da cadeia de valor, sendo gerenciados por funcionários que continuam indispensáveis para o desenvolvimento de produtos e processos de produção, planejamento e resolução de incidentes inesperados. O produto é tocado por mãos humanas apenas no início, quando o componente básico – uma placa de circuito impressa – é colocada na linha de montagem. A fábrica produz cerca de 15 milhões de produtos Simatic por ano. Isso significa que a cada minuto, um produto sai da fábrica nos 230 dias úteis do ano.
 
CDI Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login