Capacitação técnica como estratégia e diferencial competitivo para a indústria

21/01/2015 - Capacitação técnica como estratégia e diferencial competitivo para a indústria
 
A Datte Educação & Treinamento apresenta cursos especializados nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e um Programa Educacional de Eficiência Energética aprovado pela ANEEL
 
Para se manterem produtivas e se destacarem em uma economia competitiva, as empresas buscam racionalizar custos, otimizar o seu processo produtivo, desenvolver novos produtos e serviços e, acima de tudo, promover a inovação. Metas essas que podem ser alcançadas com o auxílio de programas de capacitação tecnológica especializados na realidade produtiva e mercadológica de cada organização.  Um estudo feito pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) com 137 empresas com sede no Brasil identificou que 88% destas companhias não conseguem recrutar um profissional com o perfil que o cargo necessita. Além disso, a análise apontou que 92% dessas empresas acabam recorrendo a investimentos para capacitação dos seus colaboradores. O estudo mostrou, ainda, que quase 100% dessas organizações pensam que a formação do profissional afeta diretamente seu desempenho.
Para companhias que atuam com produção industrial e que praticamente nunca param as suas rotinas operacionais há um grande desafio: manter o planejamento produtivo, conciliando capacitação de equipes que atuam em diferentes turnos (ou até mesmo em unidades distintas) com utilização racional de tempo. Pensando nessa realidade, a Datte Educação & Treinamento oferece ao mercado, há 11 anos, serviços de consultoria em planejamento e desenvolvimento de programas de educação e treinamentos técnicos. “Os investimentos em educação corporativa são imprescindíveis para o aperfeiçoamento de qualquer empresa. Entretanto, é preciso levar em consideração metodologias adequadas e customizadas de acordo com o perfil de cada público, mas que ao mesmo tempo gerem economia de tempo e de gastos financeiros para as empresas”, explica o diretor da Datte, Marcos Aires.
Atualmente, a Datte oferece cursos on-line com foco em Saúde e Segurança do Trabalho tendo em vista as diretrizes das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A metodologia dessas capacitações, disponibilizadas em português, inglês e espanhol (um diferencial neste nicho de capacitação técnica), é totalmente pensada e desenvolvida por uma equipe formada por engenheiros dos mais diversos segmentos industriais e pedagogos. As turmas para cada qualificação são abertas sob demanda sem a necessidade de um número mínimo de alunos, que ao final de cada curso, recebem certificação assinada por engenheiro responsável pelo treinamento. Outro destaque é a praticidade para a aplicação do treinamento, tanto para o profissional a ser capacitado quanto para o departamento de Recursos Humanos (área que geralmente conduz este tipo de atividade dentro das companhias). “Como os cursos são on-line, o profissional pode ser treinado a qualquer momento e em qualquer ambiente partir do acesso a uma plataforma educacional, com acesso individualizado, que registra todo o seu desempenho nas atividades. Já o RH otimiza o seu tempo e o seus gastos com o planejamento e logística para realização de um evento de qualificação”, explica Marcos Aires. E por meio dessa mesma plataforma educacional a área de Recursos Humanos consegue acompanhar e mensurar o aproveitamento dos profissionais em treinamento. “A qualquer etapa do processo de capacitação o profissional de RH pode acessar a nossa plataforma educacional para checar os status e aproveitamentos nos cursos. Se ele preferir, pode fazer a mesma avaliação ao receber relatórios gerenciais periódicos que servem de base, inclusive, para as próximas tomadas de decisões da área de RH”, complementa o diretor da Datte.
Outro serviço que se tornou uma das expertises da Datte é o Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE), também conhecido como PEEE – Indústrias. A partir desse programa de qualificação, os profissionais se tornam aptos a planejar e desenvolver projetos de Eficiência Energética para suas empresas. Com essa qualificação, os treinandos aprendem a contratar adequadamente energia elétrica para sua companhia, desenvolvem na prática pré-diagnósticos energéticos e mecanismos de economia de energia para a sua indústria, bem como adquirem embasamento técnico para desenvolver projetos de Eficiência Energética seguindo a metodologia da ANEEL. Esse treinamento foi baseado no Programa de Eficiência Energética da ANEEL, que determina que as concessionárias de energia destinem 0,5% da sua Receita Operacional Líquida para o fomento da Eficiência Energética.  “Organizações que investem em projetos de eficiência energética podem economizar recursos, aumentar sua competitividade e minimizar a pressão sobre o aumento da oferta de energia, principalmente no momento atual quando ouve-se falar em crise e aumento do preço de energia mais frequentemente”, argumenta Marcos Aires.
 
Atuação da Datte em 2014
Ao contrário de muitas empresas brasileiras, 2014 foi muito produtivo para a Datte. O faturamento da empresa, neste ano, deu um salto de 37, 51% - se comparado a 2013.
Também neste ano sua carteira de clientes aumentou em 17%. E para 2015 as perspectivas são boas: a Datte prevê um aumento de 20% em sua base ativa de clientes, além de um aumento de cerca de 40% em seu faturamento.
“Nos últimos cinco anos, a Datte registrou um crescimento médio de 19%. Esse aumento é reflexo de um mercado ávido em soluções seguras e assertivas em educação profissional para suprir as necessidades dos segmentos em que atuam”, explica Marcos Aires.
 
Datte Educação e Treinamento assina contrato com CPFL Energia
A Datte Educação & Treinamento, empresa mineira especializada em educação e treinamentos on-line com foco em Saúde, Segurança do Trabalho e Eficiência Energética, acaba de assinar um contrato para desenvolvimento do seu Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE) junto à CPFL Energia (Campinas/SP), que é o maior grupo privado do setor elétrico. Com a nova empreitada, a Datte vai capacitar, durante 12 meses, cerca de 340 profissionais de indústrias que são clientes da CPFL Paulista e da CPFL Piratininga. Também conhecido como PEEE – Indústrias, o Programa Educacional de Eficiência Energética da Datte visa qualificar profissionais para a compra eficiente de energia, bem como capacitar essas pessoas para a criação e o desenvolvimento de projetos como foco no uso racional de energia dentro da indústria.
 
Sobre a Datte Educação e Treinamento - Com 11 anos de mercado e comandada pelo empresário Marcos Aires, a Datte Educação & Treinamento é uma empresa mineira que oferece serviços de consultoria em planejamento e desenvolvimento de programas de educação e treinamentos técnicos na modalidade à distância. A metodologia dessas capacitações, disponibilizadas em português, inglês e espanhol (um diferencial neste nicho de capacitação técnica), é totalmente pensada e desenvolvida por uma equipe formada por engenheiros dos mais diversos segmentos industriais e pedagogos. A empresa possui em seu portfólio clientes como: Braskem, Votorantim, Comau, Furnas, Odebrecht, Cemig e outros.
 
Sobre a CPFL Energia - A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres. Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros. A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.
 
Comunicação Naves Coelho

Banner
Banner
Banner

Site Login