Ribeirão Claro leva internet gratuita para 70% da zona rural

18/12/2014 - Ribeirão Claro leva internet gratuita para 70% da zona rural

Município planeja dobrar a capacidade contratada para desenvolver projetos utilizando a Tecnologia da Informação e Comunicação. Em 2015, localidade terá vídeo monitoramento

O município de Ribeirão Claro, localizado no Norte Pioneiro do Paraná, é um exemplo prático de que é possível promover a inclusão digital no campo, atingindo comunidades ainda esquecidas pelas empresas de telecomunicação. As ações por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Executivo Municipal, que investe desde 2010 no projeto de Cidade Digital, são gradativas e terão vários desdobramentos em 2015 como a instalação, por exemplo, de câmeras de segurança na localidade e o aumento da capacidade de conexão que fornece o sinal gratuito de internet à população.

Segundo o secretário municipal de Administração, Fábio de Lucca, 70% da zona rural já está conectada. Além da internet via rádio, que atinge os bairros mais distantes do município, a fibra óptica interliga os prédios públicos e o sinal Wi-Fi gratuito pode ser encontrado em praças e pontos públicos da localidade. Há ainda cerca de 850 famílias cadastradas no projeto e recebem o sinal de internet em casa, tendo como contrapartida do munícipe estar em dia com os impostos locais.

A previsão da prefeitura é que até o início de 2015 os moradores de outros 14 bairros rurais tenham o sinal à disposição. "A internet está chegando onde os provedores demorariam ainda muito tempo. Vamos fazer uma renovação de contrato com a Copel para ampliar, quem sabe dobrar a capacidade", enaltece o secretário que coordena a pasta responsável pelo projeto de Cidade Digital de Ribeirão Claro. O custo mensal da prefeitura para fomento à inclusão digital e atendimento aos prédios públicos é de R$22 mil. "Nesse ponto o prefeito (Geraldo Maurício Araújo) entende que a internet é imprescindível para o cidadão", ressaltou.

Atualmente, são 20MB compartilhados entre prefeitura e cidadãos, conexão que nos períodos noturnos, feriados e finais de semana são utilizados integralmente pela população. Em média, cada morador acessa com 2MB, velocidade que de acordo com o secretário de administração é maior que a oferecida pelas empresas. "Aqui não temos investimentos. As operadoras esqueceram os municípios pequenos", alerta. Com uma população estimada em 11 mil habitantes, a economia de Ribeirão Claro é predominantemente agropecuária e agrícola. O secretário ressalta que a internet também vem auxiliando no fomento ao turismo local, reforçando o potencial do setor.

Tablets para todos - Outro eixo do projeto está na Educação. No mês de outubro as escolas municipais receberam da prefeitura tablets para a interação dos alunos e professores como material didático e melhor aproveitamento das aulas. Um cronograma foi criado para a utilização dos equipamentos nas 60 escolas do município. Conforme o secretário, as ações na área têm contribuído para o aumento da qualidade de ensino. "Tivemos um avanço grande no IDEB nos últimos anos e a internet com certeza contribui", frisa.

Cadastramento - Para se cadastrar e começar a utilizar a internet gratuita, o morador deve procurar o departamento de Protocolo da prefeitura de Ribeirão Claro munido com comprovante de residência, certidão negativa de débitos municipais e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), um endereço de e-mail válido e cópias do RG e CPF. No departamento de informática da prefeitura, os interessados têm atendimento individualizado e podem tirar dúvidas sobre os equipamentos necessários para receber o sinal na residência.

Mapa das Cidades Digitais

Ribeirão Claro integra o Mapa das Cidades Digitais, fomentado pela Rede Cidade Digital (RCD). Segundo o diretor da iniciativa, José Marinho, o último levantamento foi realizado em 2012 e mostra que o Paraná conta com mais de 80 municípios que possuem iniciativas na área.

Prefeito inovador - O prefeito Geraldo Maurício Araújo, de Ribeirão Claro, foi um dos gestores homenageados durante o II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em novembro, em Foz do Iguaçu, com a certificação de Prefeito Inovador 2014, oferecida pela Rede Cidade Digital como forma de reconhecimento ao trabalho de estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal de cidade digital, visando o desenvolvimento econômico e social por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Banner
Banner
Banner

Site Login