Portonave bate recorde sul-americano de produtividade

21/10/2014 - Portonave bate recorde sul-americano de produtividade
 
Terminal Portuário de Navegantes completa sete anos de operação
 
A Portonave, terminal portuário privado da Triunfo Participações e Investimentos S.A. (BM&FBovespa: TPIS3),  atingiu a marca de 270,4 movimentos por hora (mph) na movimentação de contêineres no navio MSC Agrigento e bateu o recorde sul-americano de produtividade. A operação do navio ocorreu na madrugada de sábado (18) e foram usados seis guindastes do tipo portêiner na atividade. Ao todo, foram realizados 2.064 movimentos em 7h38min de trabalho, com média de 45 movimentos por guindaste. O feito aconteceu na semana que o Terminal completa sete anos de operação.
A produtividade, medida em mph, é um dos principais indicadores de eficiência operacional em terminais portuários. Nesta ação, cada embarque e desembarque de um contêiner é contado como um movimento, assim como a colocação e a retirada das tampas dos porões dos navios.
Segundo o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte, este recorde faz parte de um processo de melhoria contínua de produtividade da companhia e do trabalho competente da equipe. “Investimos em equipamentos, em treinamento e qualificação dos nossos colaboradores e isto traz como consequência a produtividade. Ficamos orgulhosos de nossa equipe e felizes de poder celebrar 7 anos de operação com esta marca tão expressiva”, comenta Duarte.
O navio MSC Agrigento tem capacidade de transportar aproximadamente 9.000 TEUS (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e faz parte do serviço Ipanema, com escalas semanais entre a América do Sul e o Extremo Oriente, do armador suíço Mediterranean Shipping Company – MSC.
 
Aniversário de operação
Em 21 de outubro de 2007 atracou no Terminal o navio MSC Uruguay, registrando o início da movimentação de contêineres. Desde então, a companhia movimentou mais de 3,6 milhões de TEUs e recebeu mais de 3,6 mil escalas de navios. Hoje, a Portonave emprega diretamente 1.070 pessoas. “A Portonave cresceu muito nestes sete anos e isso é resultado do trabalho e dedicação de todos os colaboradores e dos investimentos que a empresa fez em equipamentos e infraestrutura. Vamos continuar trabalhando para ajudar no desenvolvimento de Navegantes e região”, comenta o diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas.
Entre janeiro e setembro de 2014, a Portonave movimentou 524.629 TEUs. O Terminal responde por 44% de toda carga conteinerizada operada pelos portos de Santa Catarina – os 56% restantes são divididos entre outros quatro terminais.
 
Sobre a Triunfo - A Triunfo Participações e Investimentos S.A. (TPIS3) é uma das principais empresas brasileiras do setor de infraestrutura com forte atuação nos segmentos de concessões rodoviárias, administração portuária e aeroportuária e geração de energia. De capital aberto, está listada no Novo Mercado, nível mais alto de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A companhia administra 1.818,5 quilômetros de rodovias no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, por meio das concessionárias Concer, Triunfo Concepa, Triunfo Econorte e Triunfo Concebra.
A companhia possui participação de 50% na Portonave, que opera o Terminal Portuário de Navegantes, em Santa Catarina. Controla ainda a Triunfo Rio Canoas, empresa constituída para implantar e administrar a Usina Hidrelétrica de Garibaldi, no mesmo estado, e a Triunfo Rio Verde, responsável pela construção e pela operação da Usina Hidroelétrica de Salto, localizada na bacia do Rio Verde no estado de Goiás. Também detém 23% da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Campinas – Viracopos.
Em parceria com a ALL - América Latina Logística e a Vetorial Mineração, a Triunfo criou a Vetria Mineração. A companhia de logística integrada tem projetos nas áreas de ferrovia e porto e irá atuar na extração, transporte e comercialização de minério de ferro proveniente do Maciço do Urucum em Corumbá (MS), via porto de Santos (SP). www.triunfo.com
 
Grupo Máquina PR

Banner
Banner
Banner

Site Login