FNQ reconhece organizações brasileiras pela excelência em gestão na 23ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade

21/10/2014 - FNQ reconhece organizações brasileiras pela excelência em gestão na 23ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade
 
Após processo de renovação e atualização do processo de avaliação, o PNQ reconhece as organizações que adotaram a melhoria contínua em busca da excelência da gestão
 
A edição 2014 do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece seis organizações brasileiras pela excelência da sua gestão -  Embraer (SP), PromonLogicalis (SP), Master Sistemas Automotivos (RS), Coelce (CE), AES Sul (RS) e Eletrobrás Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) (PA) - na categoria Premiadas, que corresponde ao maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil. No total foram nove organizações reconhecidas no processo, que é realizado anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Além das Premiadas, o PNQ também conta uma empresa Finalista, que pode ser considerada referência na maioria das suas práticas de gestão, a Copasa (MG). Outras duas organizações receberam, ainda, o Destaque por Critério: a Copel (PR), como Destaque no Critério Clientes; e a Cemar (MA), como Destaque no Critério Estratégias e Planos.
Com 22 edições anteriores, o Prêmio contou com atualizações e renovação do processo de avaliação para 2014, estabelecidas com base  do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), permitindo uma adequação aos diferentes modelos de negócios. Entre as principais mudanças, organizações participantes receberão o Diagnóstico de Maturidade da Gestão reformulado e todas elas tiveram etapa de visita às instalações, o que proporcionou um maior aprendizado tanto para as candidatas quanto para o processo como um todo. Nesta edição do PNQ participaram 22 organizações, sendo 20 grandes empresas, uma de médio porte e uma sem fins lucrativos, localizadas em 15 Estados.
De acordo com o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, a renovação do processo do PNQ vai ao encontro das mudanças que a Fundação vem fazendo para ter maior aderência às necessidades das organizações no País em relação à gestão. “Com mais de 200 profissionais voluntários, altamente capacitados, compondo a Banca Avaliadora, o PNQ reconhece as organizações que estão preparadas para as mudanças de cenários econômicos e sociais, gerando resultados efetivos, não apenas financeiros, mas também socioambiental, para pessoas da força de trabalho, para os clientes e fornecedores”, afirma.
As organizações que participam do PNQ são avaliadas com base no MEG, da FNQ, e são classificadas de acordo com uma pontuação que indica o nível de maturidade da gestão, com base nas suas práticas de gestão e resultados organizacionais. As organizações reconhecidas estão em uma faixa de pontuação elevada e atendem, de forma harmônica e balanceada, a todos os Fundamentos da Excelência do MEG, avaliados por oito Critérios - Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Clientes, Sociedade, Resultados, Informações e Conhecimento, bem como apresentam excepcionais resultados no desempenho da sua gestão.
 
Sobre o PNQ - O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é o maior reconhecimento da excelência em gestão de empresas sediadas no Brasil e um dos eventos mais prestigiados pelo empresariado brasileiro.
A premiação reconhece os resultados obtidos pelas organizações que utilizam um programa de excelência em gestão na busca contínua e permanente pelo processo de melhoria. Hoje, em cerca de 100 países, há mais de 75 prêmios relativos à excelência em gestão, que são entregues a empresas privadas e públicas. O PNQ é um dos mais conhecidos e prestigiados.
O PNQ adota três categorias de reconhecimento: Premiada (organização que atendeu de forma harmônica a todos os Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados); Finalista (empresa que atendeu de forma balanceada à maioria dos Critérios da Excelência, podendo ser considerada referencial de excelência em muitas práticas e resultados), e Destaque por Critério (organização com destaque no atendimento a um determinado critério de excelência).
O PNQ envolve um ciclo de avaliação, que começa com a inscrição para candidatura e tem duração média de sete meses. As empresas candidatas enviam documentação e um extenso relatório da sua gestão, que são analisados por uma Banca Avaliadora composta por voluntários, especialistas em gestão. Na etapa seguinte, as candidatas passam por uma visita técnica às instalações, em que os avaliadores fazem a avaliação in loco e, posteriormente, a banca de juízes seleciona as organizações que serão reconhecidas.
 
Sobre a FNQ - Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras. www.fnq.org.br
 
Imagem Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login