Tinta com silicone confere durabilidade às construções

15/09/2014 - Tinta com silicone confere durabilidade às construções
 
Material ajuda a evitar infiltração de água nas paredes, garantindo maior durabilidade às edificações
 
Evitar a infiltração de água nas paredes é uma preocupação constante nas construções, já que isso pode levar a danos internos na estrutura dos edifícios. Um dos materiais que ajuda a evitar esse tipo de problema é o silicone, principalmente quando utilizado em tintas.
As tintas que levam silicone têm conquistado espaço na área de construção civil por serem resistentes e sustentáveis, além de repelentes à água, fazendo com que seu uso confira maior durabilidade às construções.
O silicone presentes na formulação das tintas melhora a interação a nível molecular entre a tinta e o substrato onde ela é aplicada, aumentando sua aderência e longevidade. Além disso, por não absorverem água, o isolamento térmico da parede é favorecido, com a consequente diminuição do consumo de energia na manutenção da temperatura interna das edificações.
Isso acontece devido à proteção especial fornecida pelas tintas de silicone, que formam uma película hidrorrepelente sobre as paredes. “Essa película funciona como uma peneira, que impede a entrada da água, mas permite a saída da mesma no seu estado de vapor, proporcionando um ambiente interno com menor umidade e, por consequência, mais saudável e termicamente agradável”, explica Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicones da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).
O silicone confere maior durabilidade à pintura, maior facilidade de limpeza e melhor conservação da construção, qualidades especialmente úteis, por exemplo, na conservação de edifícios históricos. Além disso, a tinta de silicone não deixa cheiro forte no local.
 
Sobre a Comissão
A Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) foi criada em 2000 para difundir conhecimentos sobre os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria brasileira. Ela é formada pelas empresas: Dow Corning, Bluestar Silicones e Wacker.
 
SP4 Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login