Siemens fornece equipamentos e sistemas de energia para usina na Arábia Saudita

siemens_turbina_gas.jpgSiemens fornece equipamentos e sistemas de energia para usina na Arábia Saudita
 
A Siemens foi escolhida para fornecer seis turbinas a gás, três turbinas a vapor e nove geradores para duas Produtoras Independentes de Energia (IPPs) na Usina de Ciclo Combinado da Cidade de Rabigh, na Arábia Saudita. O cliente é a construtora coreana Samsung C&T, que é a responsável por estabelecer as instalações para a Al-Mourjan Project Company, um consórcio sob a direção da produtora independente de energia ACWA Power.

Após a conclusão do projeto em meados de 2017, as duas IPPs de Rabigh terão uma capacidade de geração elétrica instalada de 2.060MW para abastecer toda a província Makkah. O valor do contrato é de cerca de US$ 590 milhões, com o funcionamento de serviços de apoio e um contrato de longa duração para serviços de manutenção.
A cidade de Rabigh está localizado na região oeste da Arábia Saudita, no Mar Vermelho, cerca de 150km ao norte da cidade portuária de Jeddah. A usina de ciclo combinado Rabigh 2 IPP será composta por três unidades de geração. Para cada uma dessas unidades, a Siemens entregará duas turbinas a gás modelo SGT6-5000F, uma turbina a vapor modelo SST6-5000 HI-L e três geradores elétricos da série SGen6-1000A. A companhia fornecerá ainda serviços de suporte para a montagem e funcionamento da usina. Um contrato de prestação de serviços de longa duração também foi firmado para a conservação e manutenção das turbinas a gás. Todas as três unidades da usina são concebidas como configurações de multieixos em que cada turbina a gás e cada turbina a vapor conduz o seu próprio gerador. Além do gás natural, essas unidades também podem funcionar a óleo.
Este pedido é mais um indicador da grande demanda na Arábia Saudita por soluções eficientes de geração de energia. “Nossa turbina a gás de classe F de alta eficiência é uma combinação perfeita para o mercado Saudita”, explica Thierry Toupin, CEO da unidade de negócios de turbinas a gás e geradores da Siemens Energy. O projeto Rabigh 2 IPP expande a forte posição no mercado neste país.  Além do recente contrato firmado, a Siemens já forneceu soluções para os projetos de Qurayyah IPP e Jazan, com suas turbinas a gás de classe F, em 2012 e 2013.
A Arábia Saudita apresenta grande potencial de mercado para usinas de energia de ciclo de técnicas altamente eficientes. Os recursos naturais do país incluem algumas das maiores jazidas de petróleo e de gás natural do mundo. Para acompanhar e impulsionar os avanços da industrialização e o desenvolvimento econômico da nação, a capacidade instalada de geração elétrica no país nos dias de hoje - cerca de 70 Gigawatts (GW) - deverá dobrar para 140 GW, até 2020. A Siemens investe neste mercado em crescimento por meio da construção de uma unidade de produção em Dammam para a fabricação de turbinas a gás e equipamentos associados e prestar serviços nas usinas para o mercado local.
As turbinas a gás altamente eficientes e os serviços associados fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. Cerca de 43% de sua receita total deriva de produtos e soluções verdes, o que torna a Siemens um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia sustentável.
 
Legenda da foto: Rotor de uma turbina a gás SGT6-5000F durante a montagem.
 
Foto: divulgação
CDI Comunicação Corporativa

 

Banner
Banner
Banner

Site Login