FPT Industrial recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente

ftp_premio_aea.jpgFPT Industrial recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente
 
Um estudo conduzido por um engenheiro da FPT Industrial foi destaque dentre os 61 trabalhos inscritos. A empresa recebeu “Menção Honrosa” no prêmio AEA de Meio Ambiente, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em São Paulo (SP). Dentre os 61 trabalhos inscritos, o engenheiro de Produto da FPT Industrial, Luiz Noronha, foi selecionado por seu artigo “Desempenho e emissões de um motor diesel operando com baixas vazões de hidrogênio”.

O projeto apresenta um estudo sobre o desempenho e emissões de um motor gerador de ignição por compressão, operando com óleo diesel como combustível principal, e hidrogênio misturado com ar como combustível secundário. “Neste estudo, o hidrogênio é produzido através do processo de eletrólise da água, e o montante de hidrogênio produzido é diretamente direcionado para o duto de admissão em produção descentralizada, sem o armazenamento de gás”, explica Noronha.
O estudo busca avaliar o comportamento do motor-gerador sob diferentes cargas de trabalho e diferentes vazões de gás hidrogênio, em comparação com o funcionamento feito apenas com óleo diesel.
“Agradeço à FPT Industrial pelo incentivo ao trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento e à PUC Minas pela parceria com a FPT nos trabalhos de inovação”, declarou Noronha. “Estou certo de que a utilização do hidrogênio como combustível complementar em motores de combustão é uma realidade ainda distante, mas o reconhecimento deste trabalho é um sinal de que estamos no caminho certo. Espero que este projeto contribua para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção da FPT Industrial”, finaliza Noronha.
O Prêmio AEA de Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva para homenagear as empresas que se destacaram através do desenvolvimento de projetos de tecnologia e responsabilidade social.
Os trabalhos são analisados por uma comissão julgadora de acordo com as seis categorias existentes: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto. O prêmio destaca as empresas, universidades e institutos de pesquisa que beneficiaram, através desses projetos, o meio ambiente, e também reconhece os trabalhos jornalísticos que demonstraram o comprometimento das melhorias implementadas no setor automotivo.
Legenda foto: Entrega do Prêmio AEA (à direita na foto está Luiz Noronha, engenheiro da FPT Industrial)
 
Sobre a FPT - A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial dedicada à concepção, produção e venda de motores e transmissões para veículos rodoviários e fora de estrada, e também para aplicações marítimas e de geração de energia. A companhia emprega aproximadamente 8.400 pessoas em todo o mundo, distribuídas em 10 plantas e seis centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). A rede de pós-vendas da FPT Industrial é formada por 93 distribuidores e mais de 900 centros de serviços localizados em mais de 100 países. A ampla oferta de produtos – incluindo seis gamas de motores com potências que variam de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv) e transmissões com torque máximo variando entre 200 Nm a 500 Nm – e um foco em atividades de P&D fazem da FPT Industrial uma líder mundial em motores e trens de força industriais. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com.
 
Foto: divulgação
MM Editorial

 

Banner
Banner
Banner

Site Login