Itaipava Arena Pernambuco recebe certificação SILVER de sustentabilidade na categoria construção

itaipava_arena_pernambuco.jpgItaipava Arena Pernambuco recebe certificação SILVER de sustentabilidade na categoria construção
 
A arena pernambucana fará sua estreia na Copa do Mundo já com certificação LEED e reconhecimento internacional de sustentabilidade. A Itaipava Arena Pernambuco, palco de cinco jogos da Copa 2014, acaba de conquistar o nível SILVER da certificação internacional LEED – selo verde utilizado em mais de 140 países, que identifica o empreendimento como sustentável.

Na classificação, o equipamento superou os requisitos básicos da certificação e foi premiado com o selo SILVER. A arena pernambucana foi construída pela Odebrecht Infraestrutura e a certificação é um reconhecimento das práticas e técnicas usadas na construção para reduzir os impactos ao meio ambiente.
A certificação LEED é desenvolvida pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC), cujo sistema classifica as edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias.
Diversas características permitem que a Itaipava Arena Pernambuco seja considerada um empreendimento ecologicamente correto, tais como o aproveitamento da água da chuva captada nas arquibancadas e coberturas; sistema de automação predial, favorecimento da iluminação e ventilação naturais, usina de energia solar para atender parte da demanda energética, além do plantio de mudas e adoção de coleta seletiva. As iniciativas também atendem à Política de Sustentabilidade do Grupo Odebrecht, que preza a educação e conscientização ambiental, reaproveitamento de recursos naturais e resíduos. “Priorizamos esses atributos nas nossas obras e esse reconhecimento é mais uma confirmação que estamos no caminho certo”, afirma Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura e responsável pela obra.
A Itaipava Arena Pernambuco foi classificada na Certificação Ambiental Internacional LEED – SILVER, pois atendeu os pré-requisitos e requisitos do processo, como uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia, uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental, desenvolvimento social, cultural e econômico, melhoria na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e pela oferta de condições ideais de uso para os seus visitantes.
“A certificação LEED reforça o caráter inovador e sustentável da Itaipava Arena Pernambuco, além de ser um reconhecimento ao nosso compromisso em oferecer sempre um ambiente com alto nível de conforto e segurança ao pernambucano”, afirma Alexandre Gonzaga, presidente da Itaipava Arena Pernambuco. A arena foi construída por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht, e será operada pelos próximos 30 anos pela Arena Pernambuco Negócios e Investimentos, empresa da Odebrecht Properties.
 
A Certificação
A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O LEED estabelece algumas dimensões que são avaliadas nas edificações, com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, além de recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação.
 
Foto: divulgação
CDN Comunicação

 

Banner
Banner
Banner

Site Login