Metso inova com oferta diferenciada de serviços para mineração e construção

metso_sbl.jpgMetso inova com oferta diferenciada de serviços para mineração e construção
 
Os serviços oferecidos têm a meta de reduzir custos operacionais e incluem atendimento a equipamentos de outras marcas e até a operação da unidade de produção.
Fornecedora global para indústrias de processamento, inclusive de mineração e construção, a Metso estruturou uma oferta de serviços inovadora nas áreas de minérios e agregados. A empresa oferece serviços flexíveis e que podem envolver, inclusive, a própria operação do cliente e até mesmo a cobertura de equipamentos de outras marcas.

Com a nova oferta, a Metso amplia seu portfólio, que já envolve desde a análise de materiais em laboratório para a correta definição dos equipamentos até a supervisão técnica em campo, passando pela fabricação de máquinas e equipamentos, suporte para instalação e start-up.
“Ao assumirmos uma atuação integrada, conseguimos agregar uma melhoria no desempenho dos equipamentos e das plantas dos clientes, com a redução de custo operacional”, resume Hélio Dores, Supervisor de Planejamento de Contratos, uma das modalidades da área de serviços da Metso. Contratos com maior duração permitem que a equipe da Metso atue de forma proativa e contínua. “O contrato é personalizado, pois avaliamos as peculiaridades e as diferentes características dos materiais processados em cada cliente”, ressalta Dores. Em função da personalização, o escopo pode até incluir mão de obra especializada, ou seja, profissionais da Metso dentro da planta do cliente. Os profissionais da Metso, nesse tipo de contratação, vão executar atividades como inspeção mecânica, assistência e supervisão técnica, planejamento, supervisão e até mesmo assumir a operação industrial.  
Como a oferta oferece serviços integrados, a Metso tem um cuidado especial em definir o detalhamento do contrato. Feita em conjunto com o cliente, a definição vai destacar os indicadores de desempenho (KPIs) que formarão a base do acordo. “A flexibilidade do contrato permite ainda que ofereçamos contratos por desempenho no processamento de materiais”, adianta o executivo. Nesse caso, Dores lembra que além da mão de obra, a remuneração por produtividade inclui os equipamentos e peças utilizados na operação.
A Metso também oferece serviços prestados na planta. Nesse caso, a equipe da fabricante executa serviços especializados, durante as paradas de manutenção da planta. De acordo com Hélio, essa oferta de serviços de campo envolve um intenso trabalho de levantamento de dados da operação do cliente.
“A escolha da intervenção mais adequada no equipamento exige várias reuniões prévias entre nossa equipe de planejamento e o cliente. Com isso podemos assegurar a execução no menor tempo possível”, explica Hélio. Do lado da Metso, ele destaca a experiência comprovada da empresa. Isso inclui profissionais com histórico de atuação em mineração e agregados e com qualificação técnica para intervir em equipamentos da própria marca ou de outros fabricantes.  
Dentro do portfólio de serviços oferecidos pela Metso, destaca-se também o atendimento aos clientes que precisam recuperar equipamentos danificados, através de reforma ou retrofit, mas que não dispõem dos recursos necessários para executar a atividade em suas próprias instalações. Para suprir a demanda, a Metso conta com duas unidades de serviços – uma em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, e a segunda em Parauapebas, no Pará.
Nos dois locais, a multinacional concentra dispositivos, ferramental e mão de obra especializada em reformas. “Atualmente, executamos entre 150 e 200 delas por ano”, informa o Chefe de Vendas da área de Reformas para o Segmento de Mineração, Carlos André Cardoso. “Podemos até oferecer, em regime de locação, equipamentos de reserva para que a planta permaneça ativa durante o conserto”, complementa.
Para a Metso, os serviços de reforma contemplam um segmento que deve apresentar crescimento ainda em 2014.  “O setor de mineração está se reaquecendo e os projetos devem ser retomados”, avalia Carlos André. Segundo ele, as mineradoras e empresas do setor de agregados precisam ter equipamentos em boas condições quando o segmento retomar a plena carga.
Operacionalmente, há procedimentos definidos, principalmente para a entrega do equipamento reformado. O protocolo inclui a supervisão dos membros da assistência técnica até a inicialização das máquinas que passaram pelo recondicionamento. “Nossa equipe só sairá do cliente depois de consolidar o check list padrão, evitando imprevistos”, explica o executivo. “Todo o suporte fortalece a confiança em nosso trabalho, o qual envolve desde a fabricação de máquinas, estoque de peças e inteligência para lidar com o inusitado”, finaliza Carlos André.   
Há ainda a divisão especializada em Tecnologia de Processos e Inovação (PTI), responsável por serviços de Integração e Otimização Total de Processos para a indústria. Entre os resultados proporcionados por PTI, destacam-se a redução de custos operacionais, o aumento dos níveis de produção (5 a 30%) e a melhora da eficiência geral do processo e do uso de energia e água. A atuação de PTI pode envolver serviços de consultoria para todo o escopo do cliente ou a realização de um estudo focado em um processo; podendo incluir também produtos como o SmartTag, SmartEar e SmartSag, que auxiliam no monitoramento do processo mineral; serviços do laboratório, credenciado a realizar diversos testes reconhecidos internacionalmente, além de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento produzidos internamente e apoiados por vários programas de pesquisa colaborativos e individuais em universidades de todo o mundo.
 
Sobre a Metso - A Metso é um fornecedor líder para processos de alta performance, com clientes nos setores de mineração, construção, petróleo e gás. A Metso também é conhecida pelas suas soluções avançadas em automação para celulose, papel e geração de energia. Nosso foco é o desenvolvimento contínuo de soluções inteligentes que melhorem a sustentabilidade e lucratividade. As ações da Metso estão listadas na bolsa de valores de NASDAQ OMX Helsinki Ltd. A Metso emprega cerca de 16.000 profissionais em 50 países. www.metso.com
 
Foto: divulgação
Canaris

 

Banner
Banner
Banner

Site Login