Arena do Grêmio recebe a certificação LEED Prata de sustentabilidade no Brasil

arenadogremio2.jpgArena do Grêmio recebe a certificação LEED Prata de sustentabilidade no Brasil

O selo verde identifica o empreendimento como sustentável e é reconhecido em mais de 140 países. A Arena do Grêmio está certificada na categoria Prata do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), emitida pela USGBC (United States Green Building Council), de Washington, EUA.

Esta é a certificação mais utilizada no cenário mundial, um reconhecimento oficial de que o projeto cumpre com requerimentos que desenvolvem a construção sustentável no País.
A Arena adiantou-se à tendência mundial e desenvolveu todo o projeto do equipamento multiuso já adaptado aos padrões de sustentabilidade e da Fifa. Segundo Carlos Rossi, gerente de Facilities da Arena do Grêmio, são poucas as construções no País que recebem esse tipo de certificação (até maio de 2014, apenas 164 obtiveram o selo verde no Brasil).
"Para que fosse garantido o certificado, os fornecedores da Arena precisaram estar cadastrados, para que a fiscalização tivesse controle sobre o material", explica o gerente. Os objetivos destas ações são o combate a poluição e a economia no consumo.
O certificado foi garantido por atingir 51 pontos por itens como: prevenção ativa de poluição na construção; escolha do terreno; densidade de desenvolvimento e envolvimento com a comunidade; coleta de água das chuvas; redução no uso da água; performance energética mínima; armazenamento e coleta de recicláveis; uso de materiais regionais; e inovação em design.
No caso do material reciclado, a arena utilizou madeira com certificado FSC (de demolição e reflorestamento) e aço reciclado em 50% da obra. Os motores não tinham substâncias poluentes, como graxa para a lubrificação (foi usada a tecnologia de magnetismo), enquanto o ar condicionado utiliza gases que não contaminam. Já a água é reaproveitada de coleta da chuva, em dois locais: nas calhas d'água da cobertura e no fosso da grama.
A Arena do Grêmio, desde a inauguração, em dezembro de 2012, recebe os jogos do Tricolor gaúcho e também já recebeu a seleção brasileira.

 

Foto: divulgação
Comunicação+

Banner
Banner
Banner

Site Login