Veículos elétricos Renault integram projeto de mobilidade urbana de Brasília

renault_brasilia.jpgVeículos elétricos Renault integram projeto de mobilidade urbana de Brasília

A partir de hoje sete veículos Renault passam a fazer parte do Brasília Ecomóvel, um projeto de mobilidade urbana baseado na utilização de veículos 100% elétricos. O projeto é uma iniciativa da Companhia Energética de Brasília (CEB) e Itaipu Binacional, com apoio do Governo do Distrito Federal e parcerias com a Aliança Renault-Nissan, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEiiA), de Portugal.

Os veículos que fazem parte do projeto foram cedidos em comodato pela Renault (1 Twizy para o Governo do Distrito Federal; 1 Kangoo Z.E. para a CEB e 2 para a EBCT), e por Itaipu Binacional (3 Zoe para CEB). O Brasília Ecomóvel tem por objetivo ser o marco inicial e motivador da expansão da mobilidade elétrica inteligente no Distrito Federal e foi lançado no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.
“Brasília é reconhecida internacionalmente por seu planejamento urbano, baseado em conceitos de modernidade e qualidade de vida. O projeto Brasília Ecomóvel está em total sintonia com os valores da Renault na busca da mobilidade urbana inteligente e sustentável”, destacou Alain Tissier, vice-presidente da Renault do Brasil.
O Parque da Cidade, um dos principais centros de lazer da Capital Federal, utilizará um veículo Twizy no monitoramento de toda a sua área. A CEB contará com 3 veículos ZOE e 1 Kangoo Z.E. em serviços de manutenção da rede, enquanto os Correios utilizarão 2 Kangoo Z.E. em suas operações de entrega de encomendas.
A Renault também é parceira em projeto semelhante na capital paranaense, o Projeto Ecoelétrico de Curitiba, que entrou em operação na última semana. Ao todo, circulam hoje pelas ruas e parques da capital paranaense 10 veículos elétricos Renault (5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy), que estão sendo utilizados no suporte à fiscalização do trânsito, ronda, patrulhamento, centro móvel de informações turísticas e no programa escola pública de trânsito. Este projeto será realizado em quatro fazes, estendendo-se até 2020.
 
Mobilidade urbana inteligente
O Brasília Ecomóvel contará com uma rede inteligente que possibilitará conhecer em detalhes as potencialidades dos veículos elétricos. Trata-se do sistema de mobilidade inteligente Mobi.me, desenvolvido pela CEiiA, que faz a conexão entre os veículos elétricos e eletropostos sensorizados para a captura de dados em tempo real. Os usuários utilizarão um cartão que permitirá o abastecimento dos veículos em qualquer eletroposto da rede, fornecendo feedbacks ao sistema sobre a performance do veículo e do carregamento de sua bateria.
Os usuários dos veículos elétricos do Ecomóvel terão acesso às informações sobre o desempenho dos veículos de forma customizada e em tempo real, como, por exemplo, o impacto do abastecimento do veículo elétrico na rede, a pegada ecológica, o tamanho da redução dos níveis de emissão, os padrões de mobilidade, entre outros.
 
Aliança Renault-Nissan
No Brasil, a Renault já comercializou 66 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão), todas elas destinadas a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia: Em 2013, foram 2 carros para a CPFL, 32 Twizy para Itaipu em regime SKD que serão montados em Foz do Iguaçu e mais 2 Twizy B.U; além de 6 modelos Kangoo Maxi Z.E para Fedex. Em 2014, até o momento, vendemos 20 Zoe para Itaipu e mais 4 Kangoo Maxi Z.E para a CPFL. “Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", destaca Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo. Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 4 modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência. “Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
 
Foto: divulgação
Imprensa Renault

 

Banner
Banner
Banner

Site Login