Santos Promoverá Seminário Internacional sobre Revitalização Portuária

santos - armazens 1 8 -12141_tadeu nascimento.jpgSantos promoverá Seminário Internacional sobre Revitalização Portuária

Com vistas à implantação do Porto Valongo Santos - complexo cultural, turístico, educacional e empresarial - em oito armazéns destivados do cais, a cidade de Santos vai realizar, na quinta (26/04) e sexta-feira (27/04), o Seminário Internacional – Revitalização de Áreas Portuárias e Integração Urbana, com 334 inscritos.

Na ocasião serão debatidas experiências bem-sucedidas, no País e no exterior, de revitalização de zonas degradadas do cais.  A programação, que será aberta na quinta-feira, às 8h30, no Teatro Guarany, destacará projetos desenvolvidos em Barcelona e Marselha, e ainda em Belém do Pará. “ É uma tendência mundial que, de certa forma, também corresponde a um aspecto do moderno princípio da reciclagem”, comenta o prefeito João Paulo Papa.
A primeira palestra será proferida por José Ramón Ruiz Manso, secretário da Junta de Governo de Santander, na Espanha, e membro do comitê científico da Rete – Associação para Colaboração entre Portos e Cidades, com sede em Veneza. Em seguida, será a vez de Pablo Lazo, diretor associado da ARUP – Empresa Internacional de Planejamento, Projetos e Consultoria.
Às 14h, o secretário estadual de Cultura, Paulo Roberto Chaves Fernandes, também arquiteto e um dos autores do projeto Estação das Docas, às margens da Baía de Guajará, em Belém, vai enfocar o projeto paraense. Em seguida, Chantal Guillet, diretora-geral da Adéfrance Aménageus et Dévellopeurs en France, falará sobre a experiência de Marselha.
A importância econômica, cultural e esportiva das marinas públicas nos projetos de revitalização portuária também será debatida pelo empreendedor de expedições marinhas Amyr Klink, velejador Lars Grael e engenheiro naval Manoel Chaves.
O exemplo espanhol completará os debates do dia, com a participação do presidente do World Trade Center de Barcelona, Josep Munné Costa. A partir das 17h, haverá visita ao Centro Histórico.
 
Conclusões e Encerramento
No dia 27, às 10h, o seminário será encerrado em solenidade no salão nobre da Prefeitura Municipa de Santos (PMS), com a divulgação dos resultados dos estudos de viabilidade do programa de revitalização Porto Valongo Santos. Os estudos foram feitos pela consultoria interna-cional Ove Arup & Partners, contratada pela Prefeitura de Santos com recursos do Banco Mundial.
A programação foi organizada por grupo técnico composto pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assuntos Portuários; Codesp, Secretaria Especial de Portos - governo federal e Banco Mundial.
 
O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, s/n º - Centro Histórico
 
Porto Valongo Santos
A região histórica do porto de Santos, no bairro do Valongo, será revitalizada e integrada à cidade, por meio de projeto de caráter cultural, turístico, educacional e empresarial, a exemplo do que já acontece em diversos municípios portuários do mundo.
Incorporado ao Programa Alegra Centro, que visa revitalizar a área central de Santos, o complexo prevê a recuperação de longo trecho desativado do cais, que compreende os armazéns 1 a 8, de grande valor histórico mas inadequado para as atividades às quais se destinavam, e uma grande área no entorno.
Esse espaço, atualmente degradado, reunirá diferentes equipamentos: terminal de passageiros, marina pública, área para manutenção e construção naval, pólo de pesquisas oceanográficas, museu, restaurantes, bares, espaços para shows e escritórios, além de centros de pesquisa e treinamento voltados à atividade portuária. O projeto deve inserir o município na lista de cidades que transformaram zonas deterioradas dos portos em áreas de lazer. E não são poucas, a exemplo de Belém (Pará) e Recife (Pernambuco), Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Barcelona, Alicante e Valência (Espanha), Marselha (França), Gênova (Itália), Sidney (Austrália), São Francisco e Nova York (Estados Unidos).

Banner
Banner
Banner

Site Login