Pigmentos especiais adicionados às tintas auxiliam no controle de temperatura de ambientes

piso_basf.jpgPigmentos especiais adicionados às tintas auxiliam no controle de temperatura de ambientes

Sicopal/Paliogen contribuem para economia de energia na CasaE da BASF. A CasaE, Casa de Eficiência Energética da BASF, está funcionando como um laboratório de testes para os produtos Sicopal®/Paliogen: pigmentos que refletem parte da luz solar e inibem sua absorção, reduzindo o aquecimento da superfície e, portanto, proporcionando maior conforto térmico, inclusive quando utilizadas cores escuras.

No projeto da CasaE, os pigmentos foram aplicados nas tintas decorativas do telhado e fachada preta da guarita e também na parede curva vermelha. Sua utilização promove ainda a economia de energia, pois reduz a necessidade do uso do ar-condicionado.
“A sustentabilidade está se tornando um dos principais motores de crescimento e criação de valor nos dias atuais e só pode ser alcançada por meio da inovação. Em um país tropical como o Brasil, oferecer produtos que podem reduzir o consumo de energia, colabora com a manutenção do meio-ambiente”, destaca José Marcos Qualiotto, gerente de Dispersões e Pigmentos da BASF para América do Sul.
 
Sobre a CasaE - A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.
O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor® - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.
A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.
Sobre a BASF - A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).
Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.br

Foto: Divulgação
Grupo Máquina

 

Banner
Banner
Banner

Site Login