Audi utiliza a tecnologia eficiente da Dürr para pintar no México

durr_audi.jpgAudi utiliza a tecnologia eficiente da Dürr para pintar no México

A empresa fabricante de plantas de pintura Dürr atualmente apoia o seu cliente Audi na construção de uma planta de produção que economize seus recursos no México. Como contratante geral, a Dürr construirá uma das plantas de pintura mais ecológicas do mundo na filial da Audi em San José Chiapa.

 

Este Eco+Paintshop está à frente da concorrência, devido à sua baixa utilização de água, energia e materiais.
A Dürr é responsável pelo completo Eco+Paintshop, o qual garante a eficiência em todas as interfaces e em todos os processos – desde o pré-tratamento através da pintura catódica por imersão (KTL) e as cabines de pintura com tecnologia de aplicação, até os secadores. A atenção à sustentabilidade já é dada a partir da área de pintura de base. No pré-tratamento e na pintura catódica por imersão é empregado o sistema rotativo de imersão Ecopaint. Através da rotação total das carrocerias no tanque de imersão, o RoDip elimina as rampas de entrada e de saída. Devido ao volume menor e o tempo reduzido das imersões nestes tanques, as quantidades de água, produtos químicos e energia são reduzidas. Porém o RoDip não só reduz os custos por unidade, mas também fornece a melhor proteção possível contra corrosão, através de um processo otimizado de imersão, inundação e drenagem.
Dez robôs do tipo EcoRS16 se encarregam da proteção das partes inferiores e da vedação. 36 robôs do tipo EcoRP L133, equipados com os atomizadores EcoBell3 de alta rotação, são responsáveis pela pintura interior e exterior totalmente automatizada nas linhas de pintura primer e top-coat. Com este atomizador e com o trocador de cor EcoLCC2 na pintura de base, é possível a troca de cores no processo “push out” (empurrar para fora) em apenas 10 segundos. Durante o processo “push out”, a válvula de tinta é fechada já antes do final do processo de pintura e a tinta restante no tubo de pintura é expelida com um solvente para o atomizador. A perda de tinta durante a mudança de cores fica entre 10 a 15 ml. No abastecimento de tinta, a Audi emprega a tecnologia já comprovada de rotação, enquanto que com cores especiais utiliza o sistema de cores especial, flexível e pigável EcoSupply P. Por meio da tecnologia de pigging (medidor de inspeção de tubos = corpo de conexão) a tinta é empurrada sem resistência pelo tubo e sem deixar resíduos. Este método é particularmente eficiente em termos de economia de material e consequentemente, economiza dinheiro. Juntamente com os robôs de pintura, são empregados 24 robôs de manuseio, que durante o processo de pintura interior mantêm as portas e os capôs abertos.
O overspray é separado por meio do sistema energeticamente eficiente da cabine de pintura EcoDryScrubber. Esta separação a seco do overspray elimina totalmente o uso de água e produtos químicos. Desta forma, a cabina de pintura pode trabalhar com até 90% de ar recirculado. Como é necessário menos ar condicionado, o EcoDryScrubber economiza até 60% de energia na cabine de pintura.
Os secadores contínuos são ideais para estruturas de carroceria complexas com proporções significativas de alumínio e desenhados para manter baixa a temperatura dos gases de exaustão. As correntes de ar de exaustão de todos os secadores são limpas através do sistema integrado de pós-combustão Ecopure TAR com recuperação de calor e, em seguida, utilizadas novamente para aquecimento do secador. O sistema de purificação de ar altamente eficiente Ecopure KPR limpa o ar de exaustão restante das cabines de pulverização, o qual já foi reduzido pelo EcoDryScrubber e pela recirculação do mesmo. Com isso o EcoDryScrubber e o KPR formam uma perfeita simbiose. A separação a seco é responsável por um ar de exaustão altamente concentrado e eficientemente filtrado. Isto permite o emprego de um sistema de purificação de ar de exaustão muito compacto que reduz os custos de investimento para o sistema de exaustão em cerca de 60%. Nessa combinação, o consumo de energia para a purificação do ar de exaustão é reduzido cerca de 80% e as emissões de solventes caem em aproximadamente 90%.
Audi encomendou este Eco+Paintshop à Dürr em dezembro de 2013. A partir de meados de 2016 os modelos Q5 começarão circular na linha de produção em São José Chiapa.

 

 
Dürr é um grupo empresarial de engenharia de máquinas e instalações industriais, que ocupa posição de liderança mundial em seu campo de atividade. Cerca de 80% de suas transações comerciais são realizadas em negócios com a indústria automotiva. Além disso, a Dürr abastece a indústria aeronáutica, a indústria mecânica e a indústria química e farmacêutica com tecnologia industrial e ambiental inovadora. O Grupo Dürr atua no mercado em quatro Divisões: A Divisão Paint and Assembly Systems planeja e constrói plantas de pintura e sistemas para montagem final para a indústria automotiva e aeronáutica. A Divisão Application Technology fornece aplicação automatizada de pintura, selante e vedação com a sua tecnologia robótica. Equipamentos e sistemas da Divisão Measuring and Process Systems são empregados, entre outros, para balanceamento e lavagem, na fabricação de motores e de caixas de transmissão, assim como na montagem final de veículos. A quarta Divisão, a Clean Technology Systems é especializada em aperfeiçoamento da eficiência energética e purificação do ar de exaustão. A Dürr está presente em 50 localidades, situadas em 24 países, com cerca de 8.200 funcionários. No ano de 2013 o Grupo alcançou um volume de vendas de 2,4 bilhão de Euros.
 
Sobre a Dürr Brasil - A Dürr Brasil Ltda., fundada em 1964, oferece soluções completas de sistemas turn-key, assim como serviços de expansão e de modernização para a indústria automotiva na América do Sul. Além disso, como parte integrante do Grupo internacional Dürr, ela oferece seu completo e inovador programa de produtos neste Continente.
 
Contato na Dürr  
Dürr Brasil Ltda.
Paulo Sentieiro  
Diretoria Comercial
Fone: +55 (11) 5633-3668
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Banner
Banner
Banner

Site Login