Ferrovia Norte-Sul em Anápolis terá sistema de drenagem da Tigre-ADS

tigre_ads.jpgFerrovia Norte-Sul em Anápolis terá sistema de drenagem da Tigre-ADS

Consórcio responsável pela obra e o órgão público regulador escolheram os tubos de polietileno de alta densidade para o sistema de drenagem de uma das principais obras ferroviárias do Brasil.

O consórcio Pelicano-Engesolo, responsável pela obra da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis (GO), escolheu a TIGRE-ADS como fornecedora de tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) para implementar o sistema de drenagem pluvial ferroviária, a qual vai percorrer o trajeto entre o Túnel 2 e o Pátio Multimodal de Anápolis, localizado entre os quilômetros 9,6 e 13 do município. A VALEC Engenharia, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes responsável pela construção e exploração de infraestrutura ferroviária brasileira, teve orçamento de 2013 para retomar essa obra em mais de R$ 400 milhões. Após o término desse projeto, o Brasil ganhará 855 km de ferrovia em operação – de Palmas (TO) até Anápolis (GO).

 

Mais uma vez, os motivos que levaram o consórcio a escolher a TIGRE-ADS foram o custo-benefício, a agilidade na aplicação dos tubos, reduzindo o tempo de execução da obra; a resistência e a qualidade dos produtos, os quais são normatizados pela AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials) e aceitos pelo órgão americano AREMA (American Railway Engeneering Mantainance Association), já que são capazes de suportar cargas lineares altas, entre 33 toneladas e 35 toneladas por eixo.

“Estamos finalizando a implantação do sistema de drenagem e chegamos a instalar 170 metros de tubos em apenas um dia. Damos a garantia de reduzir o tempo da obra em 50%”, afirma José Cattani, diretor-geral da TIGRE-ADS. O executivo ainda reforça que esse é o primeiro projeto no Brasil a instalar tubos de polietileno em seu sistema de drenagem ferroviária, com grande chance de ampliar para outros trechos da Ferrovia Norte-Sul. “Esse contrato representa para nós um importante passo rumo à consolidação do nosso posicionamento no segmento de drenagem pluvial”, completa do executivo.

A TIGRE-ADS fornece para essa obra a linha N-12 WT (Water Tight), a qual passará paralelamente à linha do trem. Os tubos têm parede dupla, corrugada na parte exterior e lisa na parte interior. Seu sistema de união ponta e bolsa é feito por um encaixe, sendo a bolsa mais alargada. A bolsa é mais resistente à distorção, corte e rachadura e reforçada com duas bandas cerâmicas de 50 mm e dois anéis de vedação. São oferecidos nos diâmetros de 100 mm a 1500 mm.

SOBRE A TIGRE-ADS - A TIGRE-ADS é uma joint venture criada em 2009 pela brasileira Tigre Tubos e Conexões e pela americana ADS (Advanced Drainage Systems Inc.) para atuar na produção de tubos corrugados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD). Atende aos mercados de infraestrutura, mineração e irrigação, com soluções para saneamento, aterros sanitários, drenagem, detenção e retenção, drenagem esportiva, e infiltração. Sua atuação é na América do Sul com fábricas em Santiago e Antofagasta – no Chile; e Rio Claro e Maceió – no Brasil. Mais informações: www.tigre-ads.com

CDN – Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login