Empresas apresentam novas tecnologias no Congresso Mundial de Túneis, em Foz do Iguaçu (PR)

herrenknecht.jpgEmpresas apresentam novas tecnologias no Congresso Mundial de Túneis, em Foz do Iguaçu (PR)

Faltando pouco mais de 10 dias para o início do Congresso Mundial de Túneis 2014 (World Tunnel Congress 2014 - WTC 2014), algumas empresas já começaram a antecipar novidades que estarão nos estandes e nas apresentações do Congresso.

Tunnels for a better life (Túneis para uma vida melhor) é o tema do encontro que acontece entre os dias 9 e 15 de maio, em Foz do Iguaçu (PR), e irá reunir 94 empresas e cerca de 1.200 especialistas de todo o mundo em obras subterrâneas.
O diretor da Elastoplastic Concrete - empresa pioneira em tecnologias de fibra sintética estrutural - Marcelo Quinta, antecipa que os participantes do evento poderão conhecer "uma nova geração de fibras sintéticas estruturais BARCHIP, que substituem o aço nos anéis pré-fabricados usados como revestimento de túneis. Além dessa constante evolução no material BARCHIP, a Elastoplastic Concrete contribui com o meio técnico utilizando softwares de última geração para cálculo dos revestimentos de túneis".
Participante assídua dos Congressos Mundiais de Túneis, a empresa alemã Herrenknecht - líder mundial do mercado de fabricação de tuneladoras e fabricante das tuneladoras (ou "Tatuzões")  usadas na obra do Metrô de São Paulo - irá apresentar a última geração em tecnologias tuneleiras, além de soluções em todas as áreas de aplicação, especificamente na América Latina. A Herrenknecht produz TBMs (Tunnel Boring Machines - tuneladoras) para as mais variadas condições de solo e diâmetros.
 
Mercado no Brasil
São Paulo tem hoje três tuneladoras em operação escavando as novas linhas do Metrô paulistano. No Brasil, mais uma máquina semelhante está em atividade no Rio de Janeiro. E outras quatro devem logo entrar em cena em Fortaleza. O país tem cerca de 42 quilômetros de túneis em construção. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os Estados que mais se destacam pelas obras subterrâneas em andamento. E há, ainda, mais de 150 quilômetros de túneis que devem começar a ser construídos em breve. Esse é o atual cenário do mercado brasileiro.
Como já acontece em grandes cidades do mundo, o espaço subterrâneo está sendo utilizado no Brasil para melhorar a infraestrutura das cidades. Além do Brasil, a América Latina também tem chamado a atenção de especialistas do mundo inteiro por suas obras subterrâneas. São projetos com características e desafios únicos. Exemplos disso são os túneis Água Negra, e Bioceânico Aconcágua, ambos sob a Cordilheira dos Andes, entre o Chile e a Argentina.
É em meio a este cenário que o Brasil sedia o Congresso Mundial de Túneis, que irá reunir especialistas em túneis, urbanistas, arquitetos, planejadores urbanos e diversos outros profissionais preocupados com a melhoria da qualidade de vida para discutir as melhores soluções para a infraestrutura das cidades, priorizando a qualidade de vida da população.
 
Comitê Brasileiro de Túneis
O Comitê Brasileiro de Túneis é uma entidade de caráter técnico-científico ligada à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). O CBT reúne profissionais, acadêmicos e empresas da área para discutir e propor soluções subterrâneas para a infraestrutura das cidades, visando sempre o bem estar e a segurança da sociedade. Para saber mais sobre o Comitê Brasileiro de Túneis, acesse aqui o site da entidade ou entre em contato com a Em Termos Comunicação. Os especialistas do CBT estão à disposição da imprensa.

 

Foto: Divulgação
Em Termos Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login