MWV traz inovadora tecnologia para mistura asfáltica morna ao Brasil

mwv_asfalto2.jpgMWV traz inovadora tecnologia para mistura asfáltica morna ao Brasil

Evotherm promove melhor compactação e adesão em temperaturas até 65°C mais baixas do que as misturas quentes. A MWV, por meio de sua unidade de negócios Specialty Chemicals, já oferece no Brasil o Evotherm®, a inovadora tecnologia para mistura asfáltica morna que já é utilizada com sucesso nos Estados Unidos, México e diversos países da Europa.

Adicionado diretamente ao ligante, o Evotherm® é um aditivo que permite reduzir em até 65 °C a temperatura de aplicação da mistura asfáltica, com a consequente diminuição da degradação do ligante por oxidação. Além disso, aperfeiçoa o projeto de mistura, tornando possível o uso mais eficiente dos materiais. “Nosso produto aumenta a adesividade do asfalto com o agregado e o torna mais resistente ao tráfego, já que a superfície fica mais homogênea”, comenta Alexandre Castanho, diretor de negócios da MWV Specialty Chemicals na América Latina.
Além de manipular uma mistura em temperaturas mais baixas, o que traz economia de combustível e energia ao processo, os empreiteiros de pavimentação contam com significativos benefícios ambientais proporcionados pelo Evotherm®. Ao reduzir a emissão ambiental em 97% e permitir o trabalho em local praticamente livre de fumaça, a tecnologia da MWV torna o local da obra mais confortável e limpo para a equipe de trabalho e para a vizinhança. O Evotherm® permite ainda utilizar elevado teor de pavimento reciclado (RAP), até 40% a mais do que pode ser adicionado na mistura asfáltica, reduzindo o custo final para o empreiteiro.
“A tecnologia do Evothem® é totalmente compatível com os projetos originais de pavimentação que usam técnicas convencionais de mistura de asfalto a quente,  e sua utilização não requer nenhuma modificação na usina de asfalto”, completa Castanho.
 
Parceria com a LAPAV
No Brasil, a MWV assinou parceria com o Laboratório de Pavimentação (LAPAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). O objetivo da multinacional é pesquisar a aplicação do Evotherm® nas condições brasileiras. O estudo de campo fará a análise do limite de uso do produto, após a etapa laboratorial que vai caracterizar e avaliar o desempenho da tecnologia criada pela MWV. No total, três pesquisadores seniores lideram o projeto no Laboratório e trabalham com a assistência de cinco alunos de pós-graduação e outros dois da graduação da UFGRS.
 
Sobre a MWV Specialty Chemicals - Líder mundial em especialidades químicas a MWV Specialty Chemicals, divisão da MWV (MeadWestvaco Corporation), tem tradição de excelência no dinâmico mundo de especialidades químicas e tecnologia. Seu início foi marcado pelo espírito empreendedor de transformar os coprodutos de florestas em um negócio rentável. Hoje, a divisão realiza o fornecimento global de especialidades químicas derivadas de Ácidos Graxos de Tall Oil (TOFA), de Tall Oil Destilado (DTO) e de Breu de Tall Oil (TOR), produzindo, comercializando e distribuindo na América do Norte, Europa, América Latina, Ásia-Pacífico e Índia.
A divisão atende aos crescentes mercados de Pine Chemicals, Asphalt Innovations, Oilfield Chemicals e Carbon Technologies e possui profundo conhecimento das necessidades dos clientes, produtos diferenciados e inovadores, conhecimento técnico e alcance global. No Brasil, a MWV Specialty Chemicals conta com unidade para produção de derivativos, em Duque de Caxias - RJ, uma biorrefinaria, em Palmeira – SC, e escritórios comerciais e administrativos em Campinas – SP e Rio de Janeiro – RJ.
 
Sobre a MWV - Na América Latina desde 1942, a MWV (MeadWestvaco Corporation) é uma empresa global de embalagens que fornece soluções inovadoras para as marcas mais admiradas no mundo nas áreas de saúde, beleza e cuidados pessoais, alimentos, bebidas, casa e jardim, tabaco e agronegócio. Além disso, em um negócio integrado, a MWV produz especialidades químicas, derivadas do pinus e outros coprodutos do processo de fabricação de papel, para os mercados de asfalto, extração e produção de petróleo, adesivos, sabões e detergentes, mineração, tintas de impressão e carvão ativado.
A MWV possui 125 unidades e 16 mil funcionários ao redor do mundo e é reconhecida pelo seu desempenho financeiro e sua gestão ambiental, ocupando lugar de destaque no renomado Índice Dow Jones de Sustentabilidade desde 2004.
No Brasil, a empresa conta com mais de três mil funcionários nos seus negócios de Beauty & Personal Care, Healthcare e Home & Garden, com uma unidade de Plásticos Primários; Specialty Chemicals, líder no mercado de Pine Chemicals - com uma biorrefinaria e uma fábrica de derivativos; e Industrial Packaging (MWV Rigesa), uma das líderes no mercado de embalagens de papelão ondulado, cujas operações envolvem uma fábrica de papel, quatro de embalagens de papelão ondulado e o gerenciamento de 54 mil hectares de florestas de pinus e eucalipto, incluindo 21 mil hectares de preservação de mata nativa. Saiba mais em mwv.com.br
 
Foto: Divulgação
LVBA Comunicação

 

Banner
Banner
Banner

Site Login