Renault Zoe reforça frota de veículos elétricos da Itaipu Binacional

renault_zoe.jpgRenault Zoe reforça frota de veículos elétricos da Itaipu Binacional

A frota de veículos elétricos de Itaipu Binacional ganhou o reforço de 20 compactos modelo Zoe, produzido e vendido na Europa pela Renault. Os carros, com motor 100% elétrico, chegaram a Itaipu no final de fevereiro e serão usados em estudos de impacto da nova tecnologia na conexão com rede elétrica.

O coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico (VE), engenheiro Celso Novais, explicou o objetivo do estudo é subsidiar as empresas do setor elétrico em investimentos em infraestrutura de abastecimento – ou seja, sistemas para recarregar a bateria dos veículos.
Novais ressaltou que essa fase de estudo já estava prevista desde o início do Programa VE, em 2006, e a entrada da Renault como parceira de Itaipu facilitou o trabalho, criando condições favoráveis para a aquisição dos modelos. O termo de cooperação com a montadora francesa foi assinado em outubro do ano passado.
“Como parceira de Itaipu no Programa VE, a Renault concordou em compartilhar informações estratégicas, com suporte técnico, que nos permitirão realizar os estudos necessários”, disse.
O engenheiro explicou que as versões atuais dos veículos elétricos utilizados na Itaipu têm tecnologia que causa baixo impacto na rede elétrica – são cargas de 8 horas, com tensão de 220 Volts e corrente de 16 amperes, com potência na ordem de 3,7 kW, típicas de uma tomada residencial. O Zoe incorpora inovações que permitem diferentes modos de recargas, como a recarga normal, a semirrápida e a rápida, abrangendo maior variedade de potências – 3,7 kW, 7,3 kW, 22 kW, 43 kW e até 50 kW.
“Para que o resultado dos estudos seja coerente com os veículos elétricos disponíveis no mercado global, faz-se necessário uma avaliação combinada destas diferentes tecnologias de recarga”, ressaltou Novais.
Com esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 62 unidades de veículos elétricos no país.
“Hoje contamos com os melhores parceiros para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, e certamente a Itaipu contribui para difusão desta nova tendência de mobilidade urbana", disse Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
Em 2013, além do contrato firmado entre as duas empresas, que prevê a montagem de 32 modelos Renault Twizy em regime SKD (Semi Knock Down, na sigla em inglês), a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) adquiriu um modelo Zoe e um Twizy. Também a Fedex Express adquiriu 6 unidades do  Kangoo Z.E, hoje utilizado na entrega de encomendas em São Paulo e Rio de Janeiro.
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013 no mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 3 modelos: Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e serão tendência. “Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão", afirmou Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

 

Frota elétrica
Com os 20 Zoe, a frota de veículos elétricos de Itaipu já supera 50 unidades – incluindo modelos Fiat Palio Weekend, caminhão, miniônibus e utilitário, todos com motor elétrico. Outros protótipos desenvolvidos em Itaipu estão espalhados por todo o Brasil, em empresas do setor elétrico e parceiras do Programa VE.
“Esse volume de veículos, somando os Zoe e os protótipos elétricos, é necessário porque precisamos de escala para que o estudo seja validado. É o mínimo necessário para formar uma massa crítica”, concluiu Novais.

O Renault Zoe
O Renault Zoe foi lançado mundialmente em 2012, no Salão de Genebra (Suíça). O modelo é um hatch compacto para quatro pessoas e tem autonomia superior a 210 quilômetros conforme ciclo NEDC (New European Driving Cycle). Seu motor elétrico tem potência de 88 cv e 22,4 kgfm de torque. O modelo vai de 0-100 km/h em 13 segundos. O Zoe ainda é equipado com sistema multimídia, com tela touch e comandos no volante.
 
A Itaipu - A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 16,9% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 70% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora (98,63 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

A Renault do Brasil - A Renault é uma multinacional com mais de um século de história, presente em 118 países dos cinco continentes e com mais de 122 mil colaboradores em todo o mundo. Produz desde automóveis pequenos e médios até vans (furgões).
No Brasil, a Renault conta atualmente com mais de 6.500 colaboradores diretos e gera cerca de 25.000 empregos indiretos, só no Paraná. É a quinta maior montadora do País, possui uma rede comercial com mais de 275 pontos de venda e, em 2013, comercializou mais de 236.000 veículos registrando 6,6% de participação de mercado.
A Renault está localizada em São José dos Pinhais (PR), onde fica o Complexo Ayrton Senna, que reúne as três fábricas da marca no Brasil - a de automóveis (onde são produzidos Duster, Sandero e Logan), a de comerciais  leves (furgão Master e os modelos da Nissan, Livina e Frontier) e a de motores. No Brasil, além de comercializar os modelos produzidos aqui, também são comercializados os veículos Clio, Fluence e Kangoo, produzidos na Argentina.
A Renault dispõe do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo. Este é o primeiro estúdio de design da marca no continente americano, o que colocou o Brasil no seleto grupo de países escolhidos pela Renault para abrigarem seus centros de criação nesta área. O Brasil também abriga uma das unidades do Renault Tecnologia Américas (RTA), que conta com cerca 600 engenheiros, entre os 1.000 distribuídos em outros centros na América Latina. Instalado em 2007, este centro tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano.

Crédito da foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Imprensa Itaipu Binacional
Renault Zoe 20140225AM8128.jpg

Banner
Banner
Banner

Site Login