Mecan amplia atuação no Rio de Janeiro

mecan_rj.jpgMecan amplia atuação no Rio de Janeiro
 
Tecnologia de ponta no segmento de plataformas de acesso tem garantido o sucesso de projetos em Obras de Artes Especiais e no mercado de Oil & Gas. A Mecan, empresa do Grupo Orguel e maior fabricante-locadora de andaimes, elevadores e escoramentos de obra do Brasil, está cada vez mais presente nas obras de grande porte do Rio de Janeiro. Soluções de última geração no segmento de plataformas de acesso, como o QuikDeck, tem sido diferenciais no mercado fluminense de Obras de Artes Especiais (OAE) e Oil & Gas.

Um dos projetos em que a empresa está presente é a construção do viaduto sobre a avenida Brasil e que faz parte do corredor viário TransCarioca, que cortará transversalmente o Rio de Janeiro, ligando a Barra da Tijuca à Ilha do Governador. A plataforma está sendo montada suspensa, fixada na mesma estrutura do viaduto, dando acesso para serviços de solda e acabamento, e protegendo da queda de objetos sobre a avenida. A utilização dessa tecnologia possibilitou ao consórcio trabalhar na montagem e concretagem do viaduto, reduzindo significativamente a interdição do trânsito na Avenida Brasil, que é uma das mais importantes vias de acesso do Rio de Janeiro.
Está sendo utilizado na obra cerca de 2500 m² do equipamento da Mecan e com uma equipe de montagem com apenas oito montadores.
“Um dos grandes desafios da obra é criar o acesso para execução dos serviços sem obstruir o transito, dando total segurança ao trabalhador e ao usuário da Av. Brasil. Com o QuikDeck, as equipes trabalham sobre uma superfície completamente plana e estável, o que lhes proporciona segurança e consequentemente maior produtividade na execução dos serviços”, destaca o engenheiro Genésio Novaes, Gerente Nacional da Divisão QuikDeck.
Por meio da empresa Acciona, a Mecan também está atuando nas obras de recuperação estrutural de pontes na Rodovia do Aço. No momento estamos fornecendo 1400 m² para duas pontes sobre o Rio Paraíba do Sul. O trecho sobre concessão da Acciona tem um total de 54 Obras de Arte que serão recuperadas e/ou alargadas. Neste contrato, além de dar acesso à equipe de recuperação estrutural, a plataforma de trabalho suspensa da Mecan serve de apoio para o escoramento do reforço estrutural das longarinas e transversinas. O Andaime Multidirecional Mecanflex, com encaixe, acoplagem rápida e automática, também está presente na obra. “A versatilidade dos equipamentos garante otimização de mão de obra e redução do tempo de montagem, sem causar transtornos para os usuários da rodovia”, complementa Genésio Novaes.
A funcionalidade do QuickDeck também tem chamado a atenção da indústria de Oil & Gas, já que reduz em até 80% a necessidade de embarque de profissionais para a sua montagem nas plataformas de petróleo.
Fornecendo à UTC Engenharia, IESA, MPE, e Odebrecht, a Mecan está com atuação em diversas plataformas da Bacia de Campos e Santos. A empresa trabalha na montagem do equipamento no Spider Deck para apoio a equipe de caldeiraria, hidrojateamento e pintura.
“Essa é a solução mais apropriada para o uso em locais de acesso restrito, desafios de altura ou mesmo instabilidade e restrição ambiental, como é o caso de pontes, viadutos, plataformas de petróleo, unidades industriais, entre outros. Até o momento, nestes contratos forneceremos 9.200m² do equipamento, garantindo segurança, economia e otimização de tempo dos projetos”, ressalta Novaes.
 
QuickDeck
O QuikDeck é uma plataforma de trabalho suspensa de última geração, que pode ser facilmente configurada para criar uma área de trabalho de alta capacidade de carga, de diversas formas geométricas e tamanhos a partir de alguns poucos componentes simples e leves. A plataforma de trabalho suspensa é montada inicialmente a partir de um único módulo e pode ser expandido já na posição de trabalho.
Produzido a partir de tecnologia norte-americana, o equipamento é uma inovação no mercado de andaimes e plataformas suspensas. A Mecan é a única empresa autorizada a fabricar e comercializar o QuikDeck na América Latina.
 
Andaime Multidirecional
O Andaime Multidirecional Mecanflex possui um sistema constituído de uma pinça com chaveta rápida autobasculante que encaixa em uma peça de engate chamada estribo (rotação de até 180°), impedindo seu desencaixe acidental. Esse engate exclusivo, além de travar o sistema com segurança, propicia uma montagem praticamente automática. Recomendado para diversas aplicações nas áreas industrial, de mineração, petroquímica, siderúrgica, construção e eventos diversos, o Andaime Multidirecional Mecanflex pode ser montado nos mais variados formatos, níveis e direções.
www.mecan.com.br
 
Foto: Divulgação
Link Comunicação

 

Banner
Banner
Banner

Site Login