Presidente da Petrobras é escolhida "Personalidade do ano" e recebe Troféu Mulher Imprensa

petrobras_graca2.jpgPresidente da Petrobras é escolhida "Personalidade do ano" e recebe Troféu Mulher Imprensa

Maria das Graças Foster disse "ser um orgulho e uma responsabilidade" receber o prêmio. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, foi homenageada (11/03), em São Paulo, com o Troféu Mulher Imprensa - "Personalidade do Ano".

Organizada pela revista e portal Imprensa, a homenagem especial foi criada, este ano, para premiar as mulheres que se destacam no mercado de trabalho, em comemoração à décima edição do Troféu  Mulher Imprensa. O nome de Graça Foster foi unanimidade entre os jornalistas que a elegeram, informou o diretor e editor da revista e portal Imprensa, Sinval de Itacarambi Leão.
"O jornalismo é um segmento muito importante para registrar, contar a história do mundo, a história da humanidade - ser a primeira a receber o prêmio nesta categoria é um orgulho, uma responsabilidade enorme. Estou muito feliz", ressaltou Graça Foster.
A presidente da Petrobras contou que chegou a questionar "o motivo de receber um prêmio tão importante ao lado de jornalistas de tal gabarito." E complementou: "Mas eu sei que temos, sim, algo em comum: o compromisso com a verdade. Ver, ouvir e ler vocês é fundamental para a minha vida profissional e pessoal. Vocês são muito importantes para mim, para que eu me mantenha sempre bem informada."
Sobre a função que exerce, dirigindo a maior empresa brasileira, e uma das maiores do mundo, Graça resumiu. "É uma grande empresa, com atribuições diversas, uma das maiores companhias de energia do mundo. E tudo aconteceu muito de repente, com muita velocidade. Você tem de estudar muito, política, economia, um trabalho que exige empenho, coragem e perseverança, o tempo todo".
 
Personalidade do ano
Ao comemorar sua décima edição, o Troféu Mulher Imprensa, criado pela revista Imprensa, incluiu a nova categoria de premiação. Graça Foster foi escolhida por ter se destacado em sua função, e por manter um relacionamento cordial e correto com a imprensa.
O diretor e editor da revista e portal Imprensa, Sinval de Itacarambi Leão, reforçou a escolha da presidente da Petrobras para receber, pela primeira vez, o Troféu Personalidade do Ano. "Após 10 anos, decidimos ter alguém da sociedade que, como mulher, representasse uma situação de excelência. Nós a escolhemos também por representar um bom relacionamento com a imprensa. Foi uma escolha das redações e dos promotores do evento, revista e portal Imprensa e MaxPress", explicou Leão.
Com discursos emocionados, 14 jornalistas também foram premiadas ontem, em diferentes categorias: Âncora de Telejornal: Sandra Annenberg (TV Globo); Repórter de Telejornal: Rosane Marchetti (RBS TV-TV Globo); e Comentarista/Colunista de TV: Miriam Leitão (GloboNews/TV Globo): Repórter de Jornal: Cláudia Trevisan (O Estado de S.Paulo); Repórter de Revista: Daniela Pinheiro (Piauí); Colunista de Jornalismo Impresso: Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo); Repórter Fotográfica de Jornal ou Revista: Annaclarice Almeida (Diário de Pernambuco - PE); Âncora de Rádio: Tatiana Vasconcellos (BandNews FM); Repórter de Rádio: Michelle Trombelli (BandNews FM); Comentarista/Colunista de Rádio: Mônica Bergamo (BandNews FM); Repórter de Site de Notícias: Maria Inês Nassif (Jornal GGN); Jornalista de Mídias Sociais: Eliane Brum (Jornalista independente); Assessora de Imprensa Corporativa: Renata Coltro (Unilever); Assessora de Imprensa Agência: Kiki Moretti (In Press Porter Novelli); Diretora de Redação: Sheila Magalhães (BandNews FM).
 
Premiações - Graça Foster está na Petrobras há 33 anos. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Química e Pós-Graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Desde 13 de fevereiro de 2012, exerce as funções de presidente da Petrobras e conselheira de Administração, acumulando também a função de diretora da Área Internacional desde 23 de julho de 2012.
Em fevereiro de 2014, a presidente Graça Foster foi indicada à lista, feita pela emissora CNBC, com 200 personalidades que tiveram mais influência no mundo dos negócios nos últimos 25 anos. Também em fevereiro, a presidente Maria das Graças Silva Foster ficou em quarto lugar na lista que reúne as 50 mulheres de negócios mais poderosas do mundo da revista Fortune.
Em dezembro de 2013, ela foi apontada pela publicação britânica Lloyd´s List como uma das 100 pessoas mais influentes na indústria naval. Em outubro do mesmo ano, pelo segundo ano consecutivo, a presidente da Petrobras foi eleita pela revista Fortune a executiva mais poderosa entre as mulheres de negócios que atuam fora dos Estados Unidos.
Em agosto de 2013, foi eleita a melhor CEO do setor de petróleo, gás e petroquímica na América Latina pela Revista Institucional Investor. Em maio de 2013, Graça Foster foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do mundo e a terceira mulher mais influente na categoria Negócios, pela Revista Forbes.
 
Foto: Divulgação Agência Petrobras
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

 

Banner
Banner
Banner

Site Login