Série G de caminhões articulados Volvo reinventa um clássico

volvo_conexpo2014.jpgSérie G de caminhões articulados Volvo reinventa um clássico

Os caminhões articulados da Volvo Construction Equipment são frequentemente imitados — mas nunca superados. E com a nova Série G, o comprovado conceito da Volvo ficou ainda melhor, com novas características para produtividade otimizada. Desde sua estreia em 1966, os caminhões articulados da Volvo Construction Equipment têm se destacado enquanto padrão ouro da indústria de equipamentos de construção — e líder em produtividade off-road.

A nova Série G de caminhões articulados da Volvo Construction Equipment leva adiante esta tradição, com novas características projetadas para melhorar o conforto e produtividade.
Robusta e confiável, a nova Série G de caminhões articulados — A25G, A30G, A35G, A35G FS, A40G e A40G FS — é adequada para uma ampla gama de aplicações em mineração e terraplenagem.
 
Constante e confiável
Os novos e potentes motores de seis cilindros, turbo comprimidos, da Volvo foram reprojetados para atender os exigentes requisitos de emissões Stage IV/Tier 4 Final. O trem de força Volvo e a exclusiva dropbox em linha projetada para ter boa altura do solo é construída especificamente para assegurar perfeita harmonia e desempenho otimizado. O projeto exclusive do trem de força proporciona alta tração de arranque (rimpull), reduz o combustível e proporciona confiabilidade e aplicações pesadas. O conceito comprovado de freios multi-disco com resfriamento a óleo nos modelos A35 e A40 está agora sendo introduzido nos A25G e A30G, reduzindo custos de manutenção e aumentando a disponibilidade, mesmo em canteiros com muito pó ou lama. O Sistema de retardo controla as velocidades de descida usando os freios de serviço e o freio motor Volvo.
Para manter a Série G com precisão em direção mesmo nos canteiros mais traiçoeiros, o controle automático de tração (Automatic Traction Control - ATC) e o exclusive bloqueio de diferencial são de série. O exclusive sistema ATC automaticamente alterna entre combinações de tração 6x6 e 6x4 com a finalidade de obter níveis de consume de combustível mais baixos ou proporcionar tração máxima quando necessário. Se necessário, todos os diferenciais podem ser 100% bloqueados, fazendo todas as rodas girarem na mesma velocidade para maximizar a tração em condições escorregadias.
Nos A35G FS e A40G FS, a suspensão totalmente hidráulica em todas as rodas aumenta a produtividade e proporciona um deslocamento com mais conforto — sem falar no excelente desempenho e altas velocidades de deslocamento mesmo nas mais difíceis condições.
Os A35G, A35G FS, A40G e A40G FS podem ser equipados com o premiado Sistema de controle de peso a bordo da Volvo, que cria as condições para monitoramento com precisão da produtividade da máquina, ajuda a otimizar a carga útil e minimize desgaste, danos aos pneus e alto consume de combustível. Nos modelos FS, o sistema usa sensores de pressão de suspensão para monitorar o peso, passando a informação para o software de carga integrada à eletrônica da máquina. Luzes indicadoras avisam o operador do caminhão, bem como o operador da unidade carregadora, se o caminhão articulado está a carga plena ou parcial, ou se está com sobrecarga.
O acoplamento (hitch) rotativo isento de manutenção que liga o trator ao trailer oferece boa distância do solo, aumentando a acessibilidade e dirigibilidade em condições difíceis e aumentando a disponibilidade.
A Volvo Care Cab, equipada com ROPS/FOPS, posicionada centralmente oferece ao operador uma visão excelente do canteiro de obra, e controles posicionados ergonomicamente estão ao alcance para facilidade de uso. O assento com suspensão a ar, e suportes para braços e cabeça opcionais, somados ao baixo nível de ruído aumentam ainda mais o conforto e a produtividade do operador. Sem um patamar para cruzar, o acesso à cabine é fácil e seguro através da porta de grande abertura. E o sistema de climatização da Série G vem com mais eficiente sistema de filtro de ar da indústria — mesmo em locais com muita poeira.
 
Manutenção, gerida
A Série G proporciona a donos, operadores e técnicos de máquinas acesso a uma riqueza de dados que promovem maior disponibilidade — desta maneira reduzindo custos e aumentando a produtividade. Estas máquinas vem equipadas com o CareTrack, o Sistema de telemática da Volvo CE, como item de série. Acessado remotamente, o CareTrack fornece informação sobre a máquina como consumo de combustível e lembretes de manutenção que permitem aprimorar o planejamento e a operação. A máquina também monitora a operação, e o sistema MATRIS coleta esta informação, ajudando a otimizar o desempenho e a eficiência de combustível ao acompanhar a atividade e identificar áreas para melhorias, além de permitir aos donos das máquinas coletar os mesmos dados que o CareTrack, mesmo se o CareTrack não estiver disponível em sua área. O sistema Contronics continuamente monitora os níveis de fluído e repassa a informação de diagnóstico para uma tela na cabine, exibindo mensagens de alerta de problemas para o operador ainda nos estágios incipientes — reduzindo o tempo de máquina parada e promovendo a segurança do operador.
Com alguns dos melhores acessos para manutenção da indústria, os caminhões articulados Série G foram projetados para uma manutenção segura e fácil, com a grade frontal que bascula para baixo e serve de plataforma de serviço com degraus anti-derrapantes. O compartimento do motor tem um capô que inclina 90 graus para facilidade de acesso e pontos de serviço. Nos novos modelos, o tanque hidráulico, o sistema de pós-tratamento, o silencioso, tanque de combustível e cano de reabastecimento foram todos relocados para posições mais intuitivas, facilitando ainda mais a manutenção.
*Os caminhões articulados Série G estão disponíveis na América do Norte e Europa.
 
Foto: Divulgação
Volvo Construction Equipment - London

 

Banner
Banner
Banner

Site Login