FGMF Arquitetos vence 1º Prêmio de Arquitetura AkzoNobel

fgmf_casa_grelha.jpgFGMF Arquitetos vence 1º Prêmio de Arquitetura AkzoNobel

O escritório FGMF Arquitetos, que tem à frente os sócios Fernando Forte, Rodrigo Marcondes Ferraz e Lourenço Gimenes, conquistou, na noite desta terça-feira (11/03), o 1º prêmio de Arquitetura AkzoNobel, realizado pelo AkzoNobel e pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O projeto premiado foi a Casa Grelha, um residencial localizado no interior de São Paulo, em uma área de 65mil m². Um grelha estrutural em madeira perpassa todo o projeto, conectando os caminhos existentes e criando novos dentro do programa.

Promovido pelo Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, o prêmio foi exclusivamente destinado a projetos de arquitetura cujas obras foram construídas, concebidos por arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 40 anos de idade. O júri, composto pelos arquitetos Julio Katinsky, Marta Bogéa, Paulo Jacobsen, Pedro Nitsche e Paulo Miyada, selecionou 12 entre os 95 projetos inscritos, provenientes de dez Estados brasileiros e do Distrito Federal.
Atuando em diversas frentes, o FGMF completa 15 anos em 2014 como um dos mais premiados escritórios de arquitetura da contemporaneidade no Brasil. Quando abriram o escritório, em 1999, já sabiam onde queriam chegar: serem reconhecidos pela academia e pelo mercado por seus projetos originais. Com o objetivo de realizar uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe da residência ao plano urbanístico, essa pluralidade e a não especialização em um determinado tipo de programa ajudou a definir o DNA do escritório. Atualmente, já são mais de 270 projetos assinados, em diferentes escalas, que acabam por reforçar a variedade de programas com que o FGMF trabalha na arquitetura.
 
Sobre o FGMF Arquitetos - Há 15 anos, quando decidiram abrir seu próprio escritório de arquitetura, o FGMF Arquitetos, o trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, já sabia onde queria chegar: serem reconhecidos pela academia e pelo mercado por seus projetos originais. Com o objetivo de realizar uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe da residência ao plano urbanístico, essa pluralidade e a não especialização em um determinado tipo de programa nos ajuda a definir o DNA do escritório. Atualmente, já somam mais de 280 projetos em seu portfólio, que reforçam a variedade de programas com que o FGMF trabalha na arquitetura. O escritório consagrou-se em 2009 ao integrar Architects Directory, do anuário da britânica Wallpaper*, que destacou o trio de arquitetos brasileiros como um dos 30 escritórios de arquitetura considerados mais promissores e vanguardistas do mundo. Um prêmio recém conquistado foi o Wan 21 for 21, onde o FGMF entrou para a seleta lista dos 21 escritórios de arquitetura do século 21. No Brasil, já são diversos prêmios, como o do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), entre outros, que vão desde residenciais e institucionais a urbanismo. Internacionalmente, tiveram seus projetos publicados em mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China, Itália, Índia, Coréia e Espanha. Conquistou diversos prêmios internacionais, como o Chicago Atheneum Award, nos EUA, e o Dedalo Minosse, na Itália. www.fgmf.com.br

 

Foto: Divulgação - Rafaela Netto
Marqueterie Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login