Arup trabalha na revitalização da região portuária de Santos

arup_santos.jpgArup trabalha na revitalização da região portuária de Santos

Projeto pretende impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e deixar um legado turístico. A Arup, empresa global de engenharia de projetos, está atuando desde 2010 em parceria com a Prefeitura de Santos, com a Companhia das Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e com o Banco Mundial na revitalização da região portuária santista e seus arredores, no bairro do Valongo.

O objetivo é transformar a crítica área de 1,2 km entre a orla e o centro histórico em um polo turístico e cultural, seguindo as diretrizes do Plano Diretor municipal e do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos.
Uma estratégia abrangente de desenvolvimento vem sendo realizada pela Arup na região portuária de Santos, incorporando estudos de viabilidade detalhados sobre transporte e mobilidade, espaço público e design urbano. Além disso, a CODESP está trabalhando em alternativas para veículos de carga e para o sistema viário da área, de acordo com as demandas da Prefeitura.
Para Pablo Lazo, diretor associado da Arup e responsável pelo projeto, "o trabalho realizado pela empresa é parte de um programa estratégico mais amplo conduzido pela Prefeitura e pela Secretaria de Portos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, incorporar novas oportunidades de negócios estratégicas e desenvolver o turismo como um dos principais motores econômicos para o futuro da cidade."
Durante os últimos 3 anos, a equipe da Arup - que inclui o consultor imobiliário Jones Lang La Salle e o consultor ambiental Décio Freire - criou uma estratégia de desenvolvimento para três regiões da área central da cidade. Elas abrangem um novo distrito comercial, um calçadão da orla e um espaço cultural.
De acordo com Lazo, "o Plano Diretor de Santos permitiu que as autoridades locais pudessem traçar uma estratégia visionária no processo de revitalização urbana no Brasil, com o objetivo de melhorar o transporte público e a mobilidade em toda a cidade e criar oportunidades de negócios para promover o empreendedorismo local. O Plano Diretor vem sendo incorporado ao Plano de Urbanização da Cidade, e irá conduzir a uma série de projetos-piloto nessa área de Santos".
Ainda não há previsão para a conclusão das obras de revitalização da região portuária de Santos, sendo que por enquanto apenas estudos preliminares foram realizados. Âncora do projeto portuário, o Terminal de Cruzeiros deve ser posto em licitação, mas o modelo ainda não foi definido pela Secretaria de Portos. Sua licitação está prevista para depois que o projeto executivo de outra obra estratégica, o "Mergulhão" da Avenida Perimetral no centro, seja finalizado no segundo semestre de 2014.
 
SOBRE A ARUP - A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. Entre suas obras, realizadas em mais de 160 países, as mais famosas são a Sydney Opera House (Austrália), o trem bala Londres-Paris High Speed 1 (Inglaterra), o centro aquático Cubo D´água (China) e as arenas esportivas Ninho do Pássaro (China) e a Allianz Arena (Alemanha). No Brasil, em São Paulo, a empresa está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Centro Cultural Luz; no Rio de Janeiro, a Arup vem trabalhando em projetos relacionados à Olimpíada de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Fundada em 1946, a empresa tem 11.000 funcionários, em seus 90 escritórios espalhados por 38 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Race Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login