Livros Técnicos

Banner

Fita isolante da Avant é testada e aprovada pelo Inmetro

avant fitaFita isolante da Avant é testada e aprovada pelo Inmetro

Com qualidade reconhecida, a linha de fitas isolantes Avant foi desenvolvida para ser utilizada em isolamento


Utilizada por eletricistas e por quem costuma fazer pequenos reparos em fios, cabos e tomadas, a fita isolante faz parte do kit básico das instalações elétricas. Por isso mesmo, sua qualidade e segurança devem ser não apenas eficientes, mas também comprovadas. É o caso da fita isolante da Avant, testada e aprovada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), órgão responsável pela comprovação da conformidade dos produtos, oferecendo confiança à sociedade.
As fitas isolantes Avant passaram por análises de resistência a tração e alongamento, adesão, rigidez dielétrica (isolante) à temperatura ambiente e teste de chama no Instituto Tecnológico de Ensaios (ITEN), localizado em Osasco (SP) e acreditado pelo Inmetro para ensaios neste tipo de produto.
Na análise de rigidez dielétrica, as fitas são testadas quanto ao isolamento dos contatos elétricos. Para verificar o alongamento e o ponto de rompimento são realizados testes de ruptura. No quesito adesão, é verificado se a fita adere, pois a mesma não pode desenrolar com facilidade e, no teste de chama, simula-se um princípio de incêndio, e a fita é testada quanto à não propagação do fogo. Com resultados positivos em todos os itens, o consumidor pode utilizar a fita isolante Avant sem medo de acidentes.
“Numa instalação elétrica, para que o circuito funcione perfeitamente, conexões e emendas devem estar muito bem isoladas, evitando falhas que podem comprometer o circuito elétrico como um todo, por isso a importância da qualidade da fita isolante”, explica Gilberto Grosso, Lighting Professional e Diretor Comercial da Avant.
 
Inmetro: informação ao consumidor
A seleção dos produtos e serviços analisados pelo Inmetro tem origem, principalmente, nas sugestões, reclamações e denúncias de consumidores que entram em contato com a ouvidoria do instituto. Também servem como fontes as demandas do setor produtivo e dos órgãos reguladores, além de notícias sobre acidentes de consumo encontradas em páginas da imprensa dedicadas à proteção do consumidor.
No entanto, é importante destacar que as análises conduzidas pelo órgão não têm caráter de fiscalização, e que os ensaios a que são submetidos não se destinam à aprovação de produtos ou serviços. A função principal é informar ao consumidor brasileiro sobre a adequação desses produtos e serviços aos critérios estabelecidos em normas e regulamentos técnicos, contribuindo para que ele tome decisões de compra mais bem fundamentadas ao levar em consideração outros atributos além do preço e, por consequência, tornando o consumidor parte integrante do processo de melhoria da indústria nacional.
 
Proteção e identificação de material elétrico
A linha de fitas isolantes Avant foi desenvolvida para ser utilizada em isolamento de fios e cabos elétricos, proteção mecânica em cabos de ferramentas e manutenção em geral de instalações elétricas.
Fabricadas de fita de PVC antichama e adesivo à base de resina de borracha, as fitas isolantes Avant têm isolamento elétrico de até 600V e classe de temperatura de até 80º C. São vendidas em rolos de 5m, 10m, ou 20m, com largura de 19 mm e espessura nominal de 0,15 mm.
www.avantsp.com.br

Banner
Banner
Banner

Site Login