Trajetória de funcionárias da Volvo integra o livro “Mulheres, Elas Fazem História”

volvo - solange xxTrajetória de funcionárias da Volvo integra o livro “Mulheres, Elas Fazem História”

O incentivo que o Grupo Volvo oferece para que as mulheres ocupem cargos de liderança e a participação delas em um ambiente predominantemente masculino são retratados no livro “Mulheres, Elas Fazem História”.

Lançado em 27 de março, às 19 horas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, pelo grupo Mulheres Executivas do Paraná (MEX/PR), o livro aborda o universo das mulheres executivas paranaenses e apresenta experiências profissionais, práticas empresariais e reflexões sobre a liderança feminina

“A Volvo valoriza a diversidade no ambiente de trabalho por acreditar que ela favorece um ambiente rico e criativo”, afirma Solange Fusco, gerente de comunicação corporativa da Volvo. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus, motores e cabines, a Volvo é uma empresa de um setor onde predominam profissionais do sexo masculino.

No Brasil, a companhia, de origem sueca, adota uma política para aumentar o número de mulheres na produção e em cargos administrativos.  A presença de mulheres já uma realidade nas linhas de montagem da fábrica de motores, de ônibus e de caminhões pesados e semipesados.

“No início éramos apenas quatro mulheres na linha, o que sempre gerava uma espécie de estranheza por parte dos colegas homens. Mas não há o que não se aprenda e o que não se possa fazer. Há dificuldades para qualquer gênero, o importante é a persistência e a dedicação em vencê-las”, conta Andréia Rodrigues, técnica de produção na fábrica de motores.  Andréia está na Volvo há 10 anos. Começou como guarda-mirim, trabalhou como operadora de montagem e foi líder de equipe.

 

Experiência

A gerente de comunicação corporativa da Volvo é uma das 64 executivas paranaenses que relataram sua experiência profissional para compor as histórias retratadas no livro.  Há mais de 25 anos na Volvo, a trajetória da executiva confunde-se com a de milhares de mulheres que optaram por investir em uma carreira de sucesso. “Eu me preparei, investi no meu desenvolvimento profissional. Fico feliz de hoje ser um exemplo para tantas outras mulheres que estão construindo sua trajetória profissional”, diz Solange Fusco.

O trabalho desenvolvido pela executiva é fundamental para que a comunicação da Volvo do Brasil seja reconhecida como referência em comunicação corporativa e até mesmo para que a empresa seja uma das melhores para se trabalhar no País.

Solange Fusco foi uma das primeiras executivas a integrar o grupo que forma o Espaço Mulheres Executivas do Paraná. Criado em 2007, o grupo reúne empreendedoras e também mulheres que ocupam posições de liderança nas organizações nacionais e multinacionais presentes no Estado.

 

Desafios

Em “Mulheres, Elas Fazem História” a autora Mayla Di Martino, que é psicanalista e professora universitária, articula as histórias das executivas com pesquisas recentes e a discussão atual sobre políticas e práticas para o avanço social feminino. “O livro traz relatos corajosos sobre os desafios e impasses para a aceleração das carreiras profissionais femininas”, diz Regina Arns, presidente do MEX/PR. Segundo ela, ao falar de suas escolhas, as participantes do grupo revelaram possuir diferentes estilos de vida e comprometimento com a carreira profissional. “Mais ainda, demonstraram como é possível sustentar tais escolhas – mesmo que para isso, seja preciso mudar a si própria, mudar o ritmo da carreira ou optar por um novo caminho”, conta Regina.

A proposta da obra é ocupar uma lacuna na literatura nacional que aponte um caminho diferente sobre o tema. “Desde o início, o livro não pretendia tratar as mulheres como uma ‘classe’ diferente da dos homens que ocupam cargos executivos. Ele parte do pressuposto de que existem diferentes estilos de liderança e de carreiras também entre as mulheres”, destaca a presidente da entidade.

Para a autora do livro, uma das importantes reflexões é o entendimento de que a igualdade de oportunidades entre os sexos, no mundo social, implica o reconhecimento da diferença. “É preciso reconhecer a divergência entre os papéis sociais dos homens e das mulheres, especialmente daquelas mulheres que procuram conciliar a maternidade e a carreira profissional. E também entender as diferenças em termos de preferências por trabalho e estilo de vida que existem entre as próprias mulheres”, detalha Mayla.

“Mulheres, Elas fazem história”, é editada pela Editora Posigraf, tem tiragem inicial de 10 mil exemplares e conta com 200 páginas.

Banner
Banner
Banner

Site Login