Locguel participa das obras do TABR

locguelLocguel participa das obras do TABR

Pioneira em locação de equipamentos para a construção no Brasil, empresa aluga maquinário para obras do Terminal Aquaviario da Petrobras, no Espírito Santo
Orçamento inicial de R$ 500 milhões, quase três mil trabalhadores e ambição de tornar o Brasil auto-suficiente em gás natural. Essas são as dimensões da obra da qual participa atualmente a Locguel – maior locadora de equipamentos para construção no país.




A empresa foi contratada pela Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, responsável pelas obras do Terminal Aquaviario Barra do Riacho (TABR), parte do plano de Antecipação da Produção de Gás do Governo Federal (PLANGÁS), no Espírito Santo.
O empreendimento conta com o apoio de quatro elevadores de obra a cabo, com 36 metros de altura cada, além dos serviços de montagem, desmontagem e operação. “Basicamente, os elevadores de obra são constituídos por uma torre de estrutura tubular, formada de painéis laterais e contraventamentos, componentes modulados, com uma cabina no interior. A cabina é conectada ao guincho por um cabo de aço e seu movimento é determinado pelo enrolamento e desenrolamento do cabo no carretel do guincho”, explica Elias Redighieri, gerente Regional da Locguel no Espírito Santo.
Existem dois tipos de elevadores a cabo que podem ser utilizados em obras. Para o Terminal Aquaviario Barra do Riacho, foram requisitado os elevadores de tipo misto. Nesse caso, os elevadores podem transportar tanto carga, quanto passageiros, (desde que em momentos separados), possuem freio automático de segurança e freio tipo cunha, atendendo às normas da ABNT e NR18. “Para garantir o uso totalmente seguro e perfeito funcionamento é preciso manutenção e operação especializadas, daí a necessidade de disponibilizarmos também esses serviços”, conta Redighieri. Além desse, há outro tipo de elevador, o de carga, destinado ao transporte de material utilizado na construção.
 
Saiba mais sobre os elevadores de obra a cabo:
Componentes dos elevadores:
• Guincho.
• Conjunto da roldana louca.
• Proteção do cabo de aço.
• Torre (base, painel lateral, contraventamento).
• Viga superior.
• Cabina.
• Cancelas.
• Cabos de aço.
• Freios.
• Dispositivos de segurança.
• Componentes, cabos elétricos e painel de comando.
 
Elevador para transporte de material: destinado ao transporte exclusivo de material. O comando do elevador é feito junto à base da torre e não na própria cabina, como no elevador de passageiros. Por isso, o operador deve estar atento aos sinais e às marcações feitas para a correta operação. Devido ao tipo de cabina utilizado neste equipamento, é proibido o transporte de pessoas. O equipamento de força motriz do elevador de carga é o guincho de corrente e correias. O controle de velocidade da descida do elevador é feito através do motofreio, sendo proibida a queda livre. Os elevadores de carga são comandados por painéis, que funcionam em três posições, a saber: sobe, desce, para.
 
Elevador para transporte de passageiro ou misto: destinado ao transporte de passageiros ou carga. Os elevadores de passageiros ou mistos, com freio automático de segurança e freio tipo cunha, atendem às normas da ABNT e NR 18, mas o seguro e perfeito funcionamento depende da rígida observação das normas de instalação, operação e manutenção por parte das empresas que utilizam esses equipamentos em seus canteiros de obras.
 
Sobre a Locguel
Com 35 anos de atuação, a Locguel é um empresa do Grupo Orguel e a maior locadora de equipamentos para construção do Brasil. Pioneira no segmento, possui mais de 2 milhões de contratos atendidos em sua história e oferta mais de 80 equipamentos distintos em todas as suas 33 filiais. Os principais produtos que a empresa fornece são andaimes tubulares e suspensos, betoneiras, compactadores, elevadores de obra, escoramentos e tubo equipado. A Locguel conta, ainda, com a Divisão de Plásticos (sistema de rotomoldagem) - responsável pela produção de peças em polietileno. A empresa possui, também, uma Divisão de Fôrmas para Concreto, que garante ótimos negócios com a participação em grandes e pequenas obras com suas fôrmas metálicas.

Banner
Banner
Banner

Site Login