Itaipu participa do 6º Fórum Mundial da Água, mais importante evento do gênero no mundo

itaipuItaipu participa do 6º Fórum Mundial da Água, mais importante evento do gênero no mundo
 
De 12 a 17 de março, a cidade de Marselha, na França, vai receber mais de vinte mil pessoas de 140 países representando governos, instituições, organizações e empresas para o 6º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre o tema. A Itaipu Binacional, reconhecida por sua missão de gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, participa do evento apresentando o Programa Cultivando Água Boa.



O Programa não poderia estar mais de acordo com o que se pretende alcançar nesta sexta edição do Fórum, que terá como tema “O tempo das soluções” e vai focar nas soluções práticas para os desafios que envolvem o tema água. O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, leva à França as ideias implantadas na Bacia do Paraná 3 que alcançaram sucesso por terem o apoio da comunidade e por serem uma nova forma de cuidado da água, do solo, do ar e da vida.
Dentro da programação oficial, a Itaipu estará em pauta em dois momentos. Na terça-feira (13), a palestra “Sustentabilidade dos Projetos Hidrelétricos Brasileiros” vai apresentar a Itaipu como um case de sucesso e falar sobre o desafio de Belo Monte. Em parceria com a Odebrecht, na quinta-feira (15) será apresentado o relatório “Harmonizando Água e Energia nas Américas”.
Mas a participação da Itaipu vai além. O evento contará com um espaço chamado “Vila das Soluções”, no qual serão apresentados os resultados positivos de projetos já em andamento. Nos dias 14 e 15, o Cultivando Água Boa estará em debate nesse espaço, colhendo sugestões, buscando parcerias e incentivando debates.
Outro espaço de destaque será o Pavilhão Brasil, organizado por mais de 40 instituições sob a coordenação da Agência Nacional de Águas. O local ocupa uma área de 345 m² e terá sala de reuniões, media center, estandes, espaço dedicado à Rio+20 e auditório para apresentações. A Itaipu ocupa o palco nos dias 13 e 16, apresentando o Cultivando Água Boa e as iniciativas sustentáveis da empresa.
 
Brasil
A delegação brasileira no 6º Fórum Mundial da Água deve ter mais de 250 pessoas e será chefiada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. As instituições brasileiras que participam do Conselho Mundial da Água organizaram o Pavilhão Brasil, onde serão apresentadas soluções técnicas exitosas e boas práticas brasileiras. Paralelamente às sessões oficiais do Fórum, a ANA fará várias palestras no Pavilhão Brasil sobre Recursos Hídricos na Amazônia, Segurança Hídrica, Escassez em Regiões Semiáridas, entre outros temas.
Organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum transformou-se no maior evento mundial sobre o tema.  A sexta edição é coordenada pelo Governo da França, pela Prefeitura de Marselha e pelo Conselho Mundial da Água, formado por cerca de 400 membros institucionais de 70 países, com o objetivo de construir comprometimentos técnicos e políticos para a conservação, proteção, planejamento, gestão e uso da água em todo o planeta. O brasileiro Benedito Braga, ex-diretor da ANA, é presidente do Comitê Internacional do Fórum.
 
Programa
O Cultivando Água Boa é um programa fundamentado em documentos nacionais e planetários que contempla diversas ações socioambientais relacionadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, e com a promoção da qualidade de vida nas comunidades de 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (região conectada pelos rios e córregos com o reservatório da usina de Itaipu).
Trata-se de um movimento de participação comunitária permanente, em que a Itaipu, além de mitigar e corrigir passivos ambientais, trabalha com a sociedade para mudar os seus valores. Atualmente, são desenvolvidos 20 programas e 65 ações emanados dos mais importantes fóruns de debates a respeito da problemática socioambiental. As ações vão desde a recuperação de microbacias e a proteção das matas ciliares e da biodiversidade, até a disseminação de valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da concepção da ética do cuidado e do respeito com o meio ambiente.
Mais do que um projeto ambiental, o Cultivando Água Boa é um movimento de participação permanente, que envolve a atuação de aproximadamente 2 mil parceiros, dentre órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas.

Banner
Banner
Banner

Site Login