Volvo Construction Equipment, um berço de ideias brilhantes

altVolvo Construction Equipment, um berço de ideias brilhantes
 
A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) quer ser a empresa mais inovadora do setor onde atua. Para isso, cultiva um ambiente amigável em relação a inovação e conta com a ajuda de especialistas nesta área. "A ação de inovar; a introdução de novidades; a alteração daquilo que já está estabelecido, pela introdução de novos elementos ou formas". Esta é definição da palavra inovação para o tradicional Oxford English Dictionary, mas a Volvo CE foi além, levando este conceito a um novo patamar: inovação tornou-se a mentalidade da empresa e sua maneira de trabalhar.

Essa abordagem já atraiu a atenção de pessoas de fora da organização e de especialistas que descreveram como “de ponta” o modelo de inovação da Volvo CE – que estabelece nove fatores essenciais para o sucesso.
"A inovação é a essência dos negócios da Volvo CE e hoje estamos mais conscientes de como inovamos," explica Jenny Elfsberg, diretora do departamento de tecnologias emergentes da Volvo CE. "A inovação incremental - onde você adapta ou melhora um produto já existente - ocorrerá sempre, mas nossa empresa desafia seus funcionários a pensar “além da caixinha de areia” e a se concentrar nas necessidades de nossos clientes. Uma coisa só é considerada como inovação quando adiciona valor para o cliente. Para permitir o desenvolvimento de produtos inovadores, estamos em um ambiente de trabalho que incentiva todos os nossos funcionários a ser inovadores, dentro de seus papéis, diariamente", diz a diretora.
 
Abordagem inovadora
"A Volvo CE tem a abordagem correta para a inovação," diz o especialista em inovação, professor Tobias Larsson. "A empresa sabe que é necessário ser continuamente inovador para poder assegurar um crescimento rentável de longo prazo e permanecer competitivo no cenário global de hoje. Por essa razão, a Volvo CE olha além dos métodos tradicionais de trabalho da indústria de equipamentos para construção. Os funcionários hoje pensam em como as máquinas podem ser modificadas e como a maneira de usar os produtos pode ser alterada para oferecer valor adicionado para o cliente".
Tobias ressalta: “Veja os veículos com conceito inovador que a Volvo CE tem hoje, como o Centaur, que reescreve as regras para veículos articulados e o novo design radical da escavadeira Sfinx e podemos apreciar o pensamento tecnológico avançado e as habilidades de design de classe mundial da empresa. Mas para que os funcionários possam pensar assim, é preciso criar um clima criativo, maduro para o surgimento da inovação – e é aí que surge o modelo de inovação da Volvo CE".
 
Inovação ativa
Para assegurar o alcance dessa meta, ou seja, de tornar-se a empresa de pensamento mais avançado da indústria, foi criado um modelo de inovação adequado para essa ambição. Ele estabelece aquilo que é necessário para o sucesso e inclui a formação de uma cultura inovadora, estabelecendo um processo claro, com o apoio do gerenciamento e assegurando que todos os funcionários tenham tempo de pensar criativamente.
A Volvo CE trabalha em prol de uma cultura de idéias onde os funcionários possam expressar seus pensamentos e não se abatam com eventuais insucessos. "Não existe uma 'má' idéia e a melhor maneira de ter uma nova e realmente muito boa idéia é gerar o máximo possível de idéias", destaca Jenny. "Podemos ver o progresso que fizemos em termos de inovação com eventos como o nosso Innovation Jams – onde a força de muitos cérebros juntos concentra-se em uma única questão como, por exemplo, eficiência de combustível”, observa.
Ela continua: “Esses eventos geraram dezenas de boas idéias que serão eventualmente avaliadas com um cuidado maior – algumas serão patentes e logo estarão em produção. Outra maneira de deixar que nossos funcionários compartilhem suas idéias é através do Volvo CE Interact – um website interno que pretende ser uma plataforma para inovação. Quando um funcionário posta uma idéia no website, outros usuários e moderadores a discutem e ajudam a fazer crescer tal idéia - a interação é chave para a inovação".
 
Ideias brilhantes
Para embutir ainda mais o conceito de inovação dentro da organização e orientar este processo da Volvo CE, foram treinados 30 funcionários para servirem como 'iCoaches'. Os coaches de inovação global aprendem a conduzir as reuniões de maneira criativa e de maneira que inspirem inovações, eles aprendem como captar uma idéia e sabem como fazer um pedido de patente. A equipe conta com funcionários de diferentes países, incluindo Suécia, Coréia, Estados Unidos e Alemanha e muitos outros seguirão.
A primeira reunião “iCoach Days” da Volvo CE foi feita no final do ano passado, quando especialistas em inovação de fora da empresa compartilharam conhecimentos e idéias e conduziram workshops sobre, por exemplo, “como e por que ocorre inovação”, “como comunicar funcionalidade cruzada” e “gerenciamento de inovação”. O professor Larsson, que colabora com a Volvo CE, no desenvolvimento de produtos inovadores, discutiu o conceito de “organizações ambidestras” – empresas que administram as soluções existentes enquanto também buscam por inovações que definirão o futuro.
 
Mensurando inovação
"Existe muito mais que precisa ser avaliado sobre o quão inovadora uma empresa é, além do número de patentes obtidas," conta o Larsson. "A Volvo CE está avaliando sua capacidade de inovação e busca por novas formas de aumentar seu desempenho inovador – assegurando aos seus clientes maior produtividade, eficiência, segurança e tudo de maneira sustentável. Não se pode avaliar inovação apenas com números de vendas – é preciso mensurar o nível de inovação, mesmo antes do produto chegar ao mercado, já nos primeiros estágios do conceito de desenvolvimento".
O sistema On Board Weighing da Volvo Construction Equipment para seus caminhões articulados da Série “F” é o mais novo ganhador do Intermat 2012 Innovation Awards, prêmio que procura agraciar as técnicas e equipamentos mais inovadores da indústria. O revolucionário sistema On Board Weighing está presente nos caminhões Full Suspension e oferece informações, sem precedentes, sobre a produtividade da máquina. O sistema monitora o peso sobre o caminhão, através de sensores de pressão e passa essas informações para um software de carga, integrado no sistema eletrônico do caminhão.
 
Texto: Charlie Ebers 
Foto: The Sfinx – o conceito inovador da Volvo CE para uma escavadeira do futuro

Banner
Banner
Banner

Site Login