PATRUS TRANSPORTES RECEBE O SELO BV ESG360 DO GRUPO BUREAU VERITAS

7DE62FB6-3DD2-4BDA-B46B-7DD8CC7053ACPATRUS TRANSPORTES RECEBE O SELO BV ESG360 DO GRUPO BUREAU VERITAS

 

Certificação reconhece o cumprimento de normas ambientais, sociais e de governança não-obrigatórias que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado.

 

A Patrus Transportes, especializada no transporte rodoviário de carga fracionada, acaba de receber mais uma certificação que reconhece as políticas da empresa voltadas para questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Desta vez trata-se do selo BV ESG360, emitido pelo Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), e entregue terça-feira, 14 de dezembro de 2021. A conquista reforça o olhar de destaque e cuidado da companhia, que desde o início da sua trajetória, há quase 50 anos, se preocupa com ações sustentáveis.

 

O Selo BV ESG 360 é uma certificação que atesta o cumprimento de normas que transformam negócios e aumentam a confiança no mercado. Ao receber o selo, a empresa comprova que reduz impactos nas sociedades onde atua, ampliando a eficiência, o desempenho financeiro e ganhando diferencial competitivo. Um cuidado que está no DNA da Patrus Transportes e que passa por constantes atualizações, incluindo a adoção de novas práticas, sempre acompanhando demandas locais e globais. A empresa alcançou o estágio quatro da certificação: Engajado. Nesta etapa de maturidade, estão as companhias envolvidas, que engajam seus stakeholders da cadeia de valor e que possuem gestão e práticas participativas de ESG.

 

Para obter a certificação, além de todas as inspeções técnicas e documentais, foram identificadas 35 abordagens a partir de entrevistas com lideranças da Patrus Transportes. O conteúdo mapeia projetos e práticas contínuas desenvolvidas pela companhia, conectadas aos pilares e quesitos propostos para a certificação.

 

O gerente de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da Patrus, Vinícius Braga, reforça o compromisso da companhia com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. "Antes mesmo da agenda ESG alcançar a atenção do Brasil e do mundo, a Patrus Transportes já compreendia a necessidade de construir uma reputação respaldada em ações engajadas e éticas nessas três áreas. A sustentabilidade está presente na missão, na visão, nos valores, no propósito, no Código de Etica e é estimulada de forma constante no direcionamento estratégico da empresa. Para nós, as ações de sustentabilidade viabilizam de maneira direta pilares fundamentais para a saúde da organização" afirmou.

 

"Sustentabilidade e transparência são nossas principais ferramentas para construir um mundo de confiança. No Brasil, cerca de 90% da população busca marcas mais responsáveis e o Selo BV ESG 360 traduz a maturidade das empresas com práticas ambientais, sociais e de governança de acordo com a demanda da sociedade. Ao receber a certificação, a Patrus mostra a seus clientes, fornecedores, colaboradores e toda a sua comunidade que está realmente comprometida em promover mudanças positivas para a sociedade", afirma José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

 

Entre os projetos da empresa avaliados e reconhecidos pelo Selo BV ESG 360, é possível citar: inventário de emissões de gases de efeito estufa; frota sustentável; gestão de resíduos sólidos; educação e conscientização ambiental; programa de diversidade, equidade e inclusão; certificação do Sistema B; gestão de água, dos efluentes e de energia, além do Instituto Marum Patrus, braço social da Patrus Transportes, criado em 2008, por meio do qual são realizados projetos e ações sociais direcionados aos colaboradores e às comunidades no entorno das unidades da companhia.

 

TRAJETÓRIA - A trajetória de quase 50 anos da Patrus Transportes mostra a busca constante pelos melhores caminhos. Com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a companhia possui atualmente 800 carretas próprias e 4 mil transportadores autônomos de carga, sendo 500 cavalos mecânicos e 3,5 mil veículos para o last mile. A companhia atende tanto no mercado B2C (ao consumidor) quanto B2B (às empresas), em 85 filiais, em 10 estados do país, percorrendo mais de três mil municípios, cobrindo toda a região Sul, Sudeste, além de Bahia, Sergipe e Ceará.

 

Atendendo as principais marcas de bens de consumo, a Patrus transporta produtos para as maiores indústrias calçadistas, de autopeças, cosméticos, laboratórios e medicamentos, entre outros setores. Entre os principais clientes da empresa é possível destacar: Alpargatas, Adidas, Vulcabrás, Natura, Boticário, Mercado Livre, Wine, Dafiti, Lorenzetti, Tramontina, Arezzo, Toyota, Stihl Ferramentas, Baxter, Fresenius, além de diversos outros.

 

Foto: José Cunha, Mayra Tavares e Nadia Simões, do Bureau Veritas, com Isis Batista e Vinícius Braga, da Patrus Transportes, durante a entrega do Selo BV ESG 360. 

(foto: divulgação)

 

Banner
Banner
Banner

Site Login