Volvo FH 540 6x4 é o “Campeão de Revenda” em caminhões pesados com motor acima de 500cv

Volvo FH 540Volvo FH 540 6x4 é o “Campeão de Revenda” em caminhões pesados com motor acima de 500cv

O FH 540 6x4 conquistou o primeiro lugar na certificação “Campeão de Revenda 2020”, concedida pela Frota&Cia, uma das principais e mais tradicionais publicações do segmento de veículos comerciais do País. A premiação é um certificado oficial de que o veículo da Volvo teve a menor depreciação de preço no período de três anos, com base na Tabela Fipe, entre todos os caminhões pesados com motor acima de 500cv.

“É um grande orgulho receber essa premiação. O FH 540 6x4, que já é o líder de vendas de caminhões novos no Brasil, se consolida mais uma vez como a melhor opção no mercado de seminovos. É um líder incontestável”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil. “É o caminhão preferido pelo transportador quando se trata de escolher um veículo seminovo, principalmente por conta de sua grande disponibilidade, robustez e baixo consumo de combustível. Ele é também o pesado seminovo mais vendido do País”, complementa Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos da Volvo.

O FH 540cv 6x4 é também o caminhão novo mais vendido no Brasil de janeiro a agosto deste ano, segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Neste período foram comercializadas 3.440 unidades deste modelo somente no mercado brasileiro, boa parte para o transporte vinculado ao agronegócio. Essa é quinta conquista do FH como o caminhão com o maior valor de revenda do Brasil. Em quatro levantamentos anteriores o caminhão havia sido coroado em primeiro lugar com a menor desvalorização entre todos os veículos pesados vendidos no País.

Tabela Fipe

A escolha do caminhão com a menor desvalorização do mercado é resultado de um estudo encomendado pelo SFCom, que edita a Frota&Cia. O levantamento leva em conta os preços médios informados pela prestigiada Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo). Em sua primeira edição, o estudo comparou os preços médios dos veículos selecionados no segundo trimestre de 2020, com o preço médio dos caminhões zero quilômetro comercializados em igual período de 2017, equivalendo a três anos de depreciação.

“Um dos grandes diferenciais dessa certificação é justamente a adoção da Tabela Fipe como base de dados, para fins de comparação de preços. É uma referência e um padrão muito respeitado pelo mercado, totalmente transparente e amplamente utilizado por compradores e avaliadores de veículos em empresas públicas e privadas”, declara José Augusto Ferraz, diretor da Frota&Cia.

Ferramenta útil

Para Ferraz, o levantamento é agora um novo e preciso indicador econômico que passa a fazer parte do processo de decisão de compra, venda ou avaliação de um caminhão, seja seminovo ou zero quilômetro. Ele reforça que é uma informação muito útil, pois permite mostrar quais são os modelos de caminhões que melhor remuneram o investimento inicial do transportador. “É uma ferramenta criada especialmente para empresários de transportes e administradores de frotas, assim como fabricantes de veículos e fornecedores de autopeças, além de revendas, bancos, financeiras e seguradoras”, explica.

O novo indicador foi idealizado pelos mesmos criadores do “Prêmio Lótus – Campeão de Vendas Frota & Cia”, que há 27 anos serve de referência para os compradores de veículos novos, com base nos licenciamentos do Renavam. Nesta primeira edição, foram certificados como “Campeão de Revenda” 14 veículos em 14 diferentes categorias que apontaram a menor desvalorização em três anos.

Consagrado mundialmente

O FH destacado pela pesquisa é um veículo consagrado globalmente. Repleto de vários avanços, tem inúmeros dispositivos que o fazem o melhor em sua categoria. Um dos mais recentes é a Aceleração Inteligente, a tecnologia da Volvo que baixou ainda mais o consumo de combustível, possibilitando até 10% de economia e também a redução na emissão de gases. Os algoritmos desenvolvidos pela engenharia da Volvo identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de diesel de forma muito precisa.

Outra tecnologia marcante nesse caminhão é a renomada caixa de câmbio I-Shift, que está em sua sexta geração. Um dos produtos da marca mais admirados pelos transportadores, a
I-Shift permite a otimização das trocas de marcha e elimina variações na condução dos veículos que têm caixa manual, provocadas pelo cansaço do motorista ou outras variáveis.

O FH caminhão é também líder em segurança no transporte comercial. Os transportadores podem customizar as necessidades nesta área com os cinco pacotes que a Volvo oferece, cada um com uma configuração diferente de dispositivos de segurança.
Foto: divulgação

Banner
Banner
Banner

Site Login