Siemens Gamesa expande sua estrutura de manufatura local em Camaçari com produção pioneira de conversores

Siemens GamesaSiemens Gamesa expande sua estrutura de manufatura local em Camaçari com produção pioneira de conversores

 

A Siemens Gamesa será a primeira fabricante de turbinas eólicas com capacidade de produzir 100% dos seus conversores no Brasil.
Com o investimento na nova linha de produção de conversores, a empresa reafirma seu compromisso com a indústria eólica brasileira e com a economia local de Camaçari.
A empresa comemora a montagem final de suas primeiras turbinas eólicas SG 2.6-114 e SG 3.4-132 no Brasil. 

A Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) anunciou mais um importante investimento em sua estrutura industrial no Brasil. Na quinta-feira à tarde, 15 de agosto de 2019, a empresa abrirá uma nova área de produção de conversores na sua fábrica atual em Camaçari, Bahia. Com este marco, a SGRE é a primeira fabricante com capacidade de produzir 100% dos seus conversores no Brasil, melhorando consideravelmente sua posição competitiva no país.

A nova linha de produção de conversores fará parte do atual complexo de manufatura, que já produz hubs e nacelas, localizado no Polo Petroquímico de Camaçari. Em 2018, a Siemens Gamesa Brasil produziu naceles e hubs para o mercado local e exportou hubs para vários países da América Latina. O início das operações será em meados de agosto de 2019, quando a empresa também comemora a conclusão das primeiras turbinas eólicas SG 2.6-114 e SG 3.4-132 produzidas no Brasil.

"O investimento da Siemens Gamesa na localização de suas turbinas eólicas reforça o nosso compromisso com o mercado eólico brasileiro e com o desenvolvimento da economia local de Camaçari e sua comunidade", explica Roberto Prida, diretor administrativo onshore da Siemens Gamesa Brasil. "Estamos comprometidos com o fornecimento de energia limpa e renovável para as pessoas na Bahia, no Brasil e em outros países, e esse investimento permite oferecer soluções ainda mais acessíveis e econômicas", disse o executivo.

"A Siemens Gamesa é hoje a segunda maior fabricante de turbinas eólicas do país, com 22% de participação de mercado", afirma Miguel Garcia Represa, diretor industrial da Siemens Gamesa no Brasil. "Temos 3,1 GW de capacidade instalada de turbinas, e esse número deve aumentar, considerando as vantagens da fabricação local de turbinas eólicas", diz Garcia. Ele também destacou que a turbina SG 3.4-132 recebeu a certificação BNDES FINAME no início de 2019, garantindo aos compradores a oportunidade de obter financiamento competitivo do banco de desenvolvimento federal.

Com 15,1 GW de capacidade instalada de energia eólica, o Brasil é o mercado eólico mais avançado da América Latina, de acordo com o relatório mais recente do Global Wind Energy Council, que também destaca que o país está no caminho certo para o crescimento estável até 2023. No primeiro semestre de 2019, a Bahia se tornou o estado com a maior capacidade instalada de energia eólica. Para atingir esse marco, foram investidos R$ 13,7 bilhões em 10 anos. Além disso, foram criados mais de 40 mil empregos diretos durante a fase de construção dos 147 parques eólicos em operação. Essas usinas têm capacidade instalada de 3.730 MW e beneficiam 23 cidades do estado.

"A energia renovável é um dos setores econômicos mais importantes para o governo da Bahia e a Siemens Gamesa é uma das principais empresas deste setor. Esse novo investimento aumentará a competitividade da Bahia para atrair novos projetos de energia eólica", explica Paulo Guimarães, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia.

A produção de conversores atenderá à demanda de turbinas de clientes atuais e futuros. Os conversores de energia são usados com o gerador para transformar a energia mecânica em energia elétrica. Antes, os conversores eram adquiridos de fornecedores qualificados, que fabricavam os equipamentos de acordo com as especificações da Siemens Gamesa.

Sobre a Siemens Gamesa Renewable Energy
A Siemens Gamesa é líder global no setor de energia eólica, com forte presença em todos os aspectos do negócio eólico: offshore, onshore e serviços. Por meio de seus recursos digitais avançados, a empresa oferece um dos portfólios de produtos mais amplos do setor, além de soluções de serviços líderes do setor, ajudando a tornar a energia limpa mais acessível e confiável. Com mais de 95 GW de capacidade instalada em todo o mundo, a Siemens Gamesa fabrica, instala e mantém turbinas eólicas nos segmentos onshore e offshore. Sua carteira de pedidos é de € 25,1 bilhões. A empresa está sediada na Espanha e opera na bolsa de valores espanhola (no índice Ibex-35).
Foto: divulgação

Banner
Banner
Banner

Site Login