EDP e USP Inauguram primeiro Laboratório de Smart Grids da América Latina

inauguracao_lab.jpgEDP e USP Inauguram primeiro Laboratório de Smart Grids da América Latina
 
A EDP Brasil, empresa que atua no setor elétrico, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inaugurou nesta semana o primeiro laboratório especializado em Redes Elétricas Inteligentes da América Latina. Localizado no Centro de Estudos em Regulação e Qualidade de Energia (ENERQ), o espaço funcionará como um

ambiente controlado para a realização de pesquisas na área de Smart Grids e Qualidade do Fornecimento de Energia, auxiliando na evolução tecnológica do sistema de distribuição do País.
Entre as funcionalidades do laboratório, destaca-se a presença de um Centro de Operação Virtual, que simula os sistemas existentes nas distribuidoras de energia e possibilita a avaliação de novos sistemas e tecnologias antes que sejam aplicados na operação. Além disso, o núcleo conta com equipamentos para a emulação do funcionamento de dispositivos e medidores inteligentes, componentes básicos para a criação das Smart Grids.
 
“O Laboratório de Smart Grids possui grande relevância para a EDP e para o setor elétrico brasileiro. Isso porque, estudos e testes poderão ser realizados de forma exaustiva e sistêmica permitindo assim, a implementação das funcionalidades das redes elétricas inteligentes, em redes de distribuição reais. Com essa iniciativa esperamos contribuir para a implantação das Smart Grids no país, beneficiando diretamente o cliente por conta da otimização da operação e pela oferta de soluções de serviços possíveis devido às redes inteligentes”, informa Miguel Setas, CEO da EDP Brasil.
 
No período em que estava sendo implantado, o funcionamento do Laboratório de Smart Grids foi validado através da realização de teste com self-healing, que consiste no controle remoto de equipamentos espalhados pela rede elétrica capazes de religar a energia automaticamente de alguns consumidores em caso de pequenas ocorrências. A aplicação, que já é utilizada pela EDP em suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, permite a retomada mais rápida do fornecimento, melhorando a qualidade de fornecimento de modo a impactar o mínimo possível os consumidores com interrupções no fornecimento de energia elétrica.
 
O Centro de Operação Virtual também permite o treinamento e a capacitação de técnicos para utilizarem e monitorarem Redes Inteligentes. A ideia é aproximar o sistema elétrico brasileiro do que é considerado o futuro da Distribuição de energia no mundo, e formar especialistas capazes de operar e gerir as novas tecnologias.
 
O Laboratório de Smart Grids é uma iniciativa da EDP Brasil em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Redes Elétricas Inteligentes da USP. A iniciativa foi financiada com os recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da ANEEL, e contou com a parceira de grandes empresas do setor, tais como, CGI, GE, Sinapsis Inovação em Energia, Power Solutions, Spin Engenharia de Automação, National Instruments, S&C, Cisco, Logicalis, WEG, Indra e Ecil Energia.

Banner
Banner
Banner

Site Login