Britador móvel e flexível permite operação combinada de britagem e de reciclagem de concreto e asfalto

metso_lokotrack_simmerather.jpgBritador móvel e flexível permite operação combinada de britagem e de reciclagem de concreto e asfalto

A alemã Simmerather Recycling pode ser exemplo para empresas brasileiras, que querem ativar produções sinérgicas de agregados e reciclagem de materiais de pavimentação e concreto. A companhia emprega três plantas móveis Lokotrack 1213 da Metso

Os alemães são conhecidos pela eficiência e a Simmerather Recycling, localizada na histórica região da Renânia do Norte-Vestfália, não foge à regra. Hoje, a companhia toca uma operação de britagem de calcário, com produção anual de 100 mil toneladas, ao mesmo tempo em que mantém a planta de reciclagem que movimenta 50 mil toneladas/ano. O que viabiliza a companhia a manter as duas unidades ativas e usando o mesmo equipamento é a versatilidade do Lokotrack LT 1213, da Metso.

“Quando temos um intervalo na reciclagem, podemos facilmente transportar o LT1213 até nossa pedreira de calcário para ser usada na produção de agregados”, resume o Stephan Braun, diretor Gerente da Simmerather Recycling. Segundo o executivo, o equipamento móvel estaria alinhado com os dois principais fatores que tornam a operação da companhia rentável: flexibilidade e qualidade.

Na prática, a flexibilidade da Lokotrack LT1213 pode ser comprovada pela reciclagem de resíduos de asfalto, concreto e outros tipos de materiais de demolição coletados pela própria Simmerather e outras empresas, combinada com o deslocamento para a planta de britagem.

Nessa última, a companhia alemã produz agregados com tamanhos entre 0-32 mm e 0-40 mm usados como base em rodovias. Operacionalmente, o equipamento também combina uma produção adequada: no caso da reciclagem, a produtividade horária oscila entre 150-160 toneladas, enquanto a pedreira trabalha com níveis entre 180 e 270 toneladas.

Mudanças na nova geração reduzem em 20% o consumo de combustíveis

O conhecimento da operação do Lokotrack LT 1213 conta pontos. A empresa alemã possui duas gerações da planta móvel e pode comparar os aperfeiçoamentos. "Eu comprei o meu primeiro LT1213 em 1999 e o segundo, alguns anos mais tarde. Se o desempenho das máquinas não tivessem sido bons, eu simplesmente não teria comprado a terceiro unidade”, diz Braun.

A terceira unidade citada pelo executivo entrou em operação em maio de 2016, portanto é um Lokotrack LT1213 de segunda geração. Entre as melhorias estão a inclusão do acionamento direto do britador, motor Tier 4, paredes de alimentação curvas e  o motor no modo de descanso quando o triturador está vazio. Todos trazem economia em custos de combustível.

"Nós realmente esperamos que o novo modelo seja 20% mais econômico do que o antigo. O novo controlador de processo IC700, com o painel de controle fácil de ser usado, trabalha muito bem e mantém o processo fluído," finaliza Braun.

Sobre a Metso - A Metso é líder mundial nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processos.  Nosso conhecimento, soluções e pessoas ajudam nossos clientes a melhorar sua eficiência operacional e geram melhorias sustentáveis no desempenho e rentabilidade.

Nossos produtos incluem desde equipamentos e sistemas para mineração e construção até válvulas de controle. Nossos clientes contam com uma ampla gama de serviços,  com presença global em mais de 80 centros de serviços e cerca de 6.400 técnicos de serviços qualificados. A Metso é estritamente rigorosa quanto à segurança.

As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia, em 2015, as vendas líquidas da Metso alcançaram 2,9 mil milhões de euros. A Metso emprega mais de 12.000 especialistas em 50 países. Expect Results.

Foto: divulgação

Canaris

Banner
Banner

 

Site Login