GE celebra instalação da turbina eólica número 2 mil no Brasil

ge_turnina2.jpgGE celebra instalação da turbina eólica número 2 mil no Brasil
 
Com a aquisição das unidades de energia da Alstom, a GE criou um novo negócio, nomeado Renewable Energy. Por meio dele, a GE dedicará ainda mais esforços para o avanço das renováveis no Brasil.

Durante a Brazil Windpower 2015, a GE se tornou a primeira fabricante a instalar 1.000 aerogeradores no País. Para este ano, a empresa anuncia que dodrou o número de máquinas,consolidando ainda mais sua liderança no setor com 2.000 turbinas eólicas instaladas.
“Nossas turbinas representam a união do portfolio e a experiência da nova GE para o mercado eólico  brasileiro. Estamos posicionados para atender a demanda por este tipo de energia, além de contribuir com as necessidades dos nossos clientes”, afirma Jean-Claude Robert, líder de Wind para a América Latina. “Somos responsáveis por gerar mais de 1/3 de toda a energia do Brasil e já atingimos este patamar quando olhamos apenas para a base eólica”, complementa.
A turbina número 2.000 está instalada no Piauí, operada pela Omega. “O setor eólico deve ser visto como um dos maiores exemplos de sucesso da indústria brasileira, ao gerar empregos e desenvolvimento em áreas remotas, criar tecnologias 100% nacionais e por possuir ampla cadeia de fornecimento”, lembra o executivo.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, esse sucesso é confirmado pela contratação de mais de 14 mil MW no ambiente regulado entre 2009 e 2015 e pode ser atribuído, principalmente, à competitividade da fonte eólica devido ao seu relativo baixo custo de contratação. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), a energia eólica  passará em 2020 a ser a segunda fonte isolada em geração com 12%.
Otimização da cadeia produtiva
Com um amplo portfólio de produtos e serviços, a GE Renewable Energy no Brasil oferece hoje uma linha de aerogeradores de 2.0 até 2.5MW, e rotores de 116 metros. Além disso, a empresa também oferece aos seus clientes uma carteira variada de serviços, incluindo  monitoramento remoto e análise de dados, treinamentos e infraestrutura completa para apoiar suas operações no Brasil.
A GE também está pautada no desenvolvimento de tecnologias que assegurem maior produtividade e previsibilidade na operação de parques eólicos. Um exemplo é a solução Digital Wind Farm, que regista e analisa em tempo real dados da operação de cada turbina por meio de sensores interconectados, fornecendo informações para a otimização do desempenho dos aerogeradores, como temperatura, desalinhamento entre turbinas e vibrações. “Nossa solução de Digital Wind Farm pode elevar a produção de energia e literalmente gerar valor para o setor eólico global, já que torna a operação de parques eólicos mais eficientes e preditivas”, detalha Jean-Claude.

Foto: divulgação GE
Agência Ideal

Banner
Banner

 

Site Login