FPT Industrial expõe tecnologia de motor movido a Biometano durante a Expointer 2016

fpt_n7.jpgFPT Industrial expõe tecnologia de motor movido a Biometano durante a Expointer 2016
 
A FPT Industrial equipa um dos primeiros tratores agrícolas com propulsor a Biometano em parceria com a New Holland Agriculture. Trator está em exposição no estande da fabricante durante a Expointer 2016, pela primeira vez no Brasil


A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, apresenta um sistema de propulsão veicular movido com combustível alternativo, resultado do contínuo investimento da marca em pesquisa e desenvolvimento. A fabricante de motores participa da Expointer 2016 e, em parceria com a New Holland Agriculture, expõe pela primeira vez no Brasil o trator movido a Biometano. A FPT Industrial ainda reforça sua participação no evento ao equipar diversas máquinas Off Road presentes no evento.
O grande destaque da participação da FPT Industrial na Expointer 2016 é o pioneirismo da marca em trazer para o Brasil o inédito motor movido a Biometano para aplicações Off Road, equipando o Trator T6.140. O motor conceito foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da FPT Industrial na Itália e tem como principais benefícios a redução de até 80% na emissão de CO2 em relação ao motor Diesel correspondente. Ele ainda apresenta menores níveis de vibrações e ruídos. O motor de 3 litros possui 4 cilindros em linha, injeção multipoint, turbocompressor com válvula wastegate e intercooler. O propulsor desenvolve 100 kW (136 cv) de potência e 350 Nm de torque.
Com catalisador de 3 vias, promove a redução de poluentes como NOx (Óxidos de Nitrogênio), Monóxido de Carbono e Hidrocarbonetos não queimados, atendendo os limites mais restritos como o norte-americano TIER4b e superando os limites atuais estabelecidos pelo PROCONVE MAR-I. Os reservatórios de gás têm uma capacidade total de 300 litros (50 kg) de metano comprimido, o que garante ao trator a autonomia aproximada de seis horas de trabalho.
 
Inovação em tecnologias de motores a Biometano
Em fevereiro de 2015, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) regulamentou o uso do combustível em veículos no Brasil. O Biometano é gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, sendo 100% renovável e com características químicas semelhantes ao GNV. A regulamentação era aguardada desde 2011, ano em que se iniciaram testes com veículos movidos a Biometano no País.
 
FPT Industrial na Expointer 2016 em parceria com a New Holland
No espaço FPT Industrial, localizado dentro do estande da New Holland Agriculture, a fabricante destaca o motor Cursor 13, além de peças genuínas e informações sobre a marca e seu portfólio de produtos.
Nas máquinas da New Holland Agriculture, a FPT Industrial marca presença nas colheitadeiras de grãos CR5.85 com o N67 de 272 cv de potência máxima, na CR8090 com o Cursor 13 de 503 cv e na CR9060 com o Cursor 9 de 285 cv de potência. O modelo TL 95 cabinado, lançamento da marca durante o evento, recebe o consagrado S8000 com 100 cv de potência máxima, assim como os tratores da linha TT estreito cabinado e as máquinas da linha TL 75.
Presentes no evento, o trator T6.110 recebe o propulsor N45 e os modelos T7.205 e T7.260, usam o N67. Já o motor Cursor 9 está  no trator T8.385 e o N45 equipa o pulverizador SP 25000 com potência máxima de 167 cv.
Adicionalmente, os motores da FPT Industrial N67 e N45 estarão presentes nas máquinas de construção como a escavadeira hidráulica E215C e a retroescavadeira B95B, respectivamente.
FPT Industrial equipa lançamento da Case na Expointer 2016
O principal lançamento da Case CE durante a Expointer 2016 recebe tecnologia diesel da FPT Industrial. A novidade apresentada pela marca durante o evento, a escavadeira hidráulica CX220C versão florestal, que atua como colhedora de madeira, é equipada com o motor N67 Diesel, turboalimentado, 4 tempos e 6 cilindros. O propulsor entrega uma potência de 160 cv e seu torque máximo chega a 670 Nm @ 1.200 rpm.
A FPT Industrial equipa ainda toda a linha Axial-Flow Série 130 da Case IH. Os modelos de colheitadeiras 4130 e 5130 usam o motor N67 com 254 cv e 272 cv de potência, respectivamente, enquanto os modelos 6130 e 7130 recebem o Cursor 9 com potência de 353 cv e 378 cv, respectivamente.
A marca também fornece propulsores para os tratores Farmall, Puma, Magnum e o pulverizador Patriot 250 da linha agrícola, e a escavadeira hidráulica CX220C, a retroescavadeira 580N e trator de esteiras 1150L da linha de construção.
Novas versões de motores FPT
Na Expointer, a FPT Industrial reforça o lançamento do portfólio Tier3 - MAR-I/ PROCONVE - Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias. A empresa é a produtora com maior quantidade de motores homologados em conformidade com a legislação.
Já foram homologadas 48 novas versões de todas as famílias de propulsores para utilização no mercado agrícola e de construção. O processo de desenvolvimento e testes envolveu mais de 12 meses de trabalho conjunto entre a equipe de engenheiros do Centro Técnico da FPT Industrial e clientes.

FPT Industrial - A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT trabalha com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 7 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Betim (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no LinkedIn.
 
Foto: divulgação - N67
MM Editorial

Banner
Banner

 

Site Login