Esgoto da Reserva do Paiva é tratado por estação de tratamento da Ecosan

ecosan_paiva.jpgEsgoto da Reserva do Paiva é tratado por estação de tratamento da Ecosan
 
Os efluentes são utilizados para irrigar os campos de golfe do primeiro bairro planejado do litoral pernambucano ou podem ser lançados no rio Pirapama. Fornecida e instalada pela Ecosan,a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Reserva do Paiva, o primeiro bairro planejado de Pernambuco, estrategicamente localizado entre o Recife e o complexo de Suape possui uma área de 526 hectares, sobre uma faixa de 8,5 quilômetros de praias e cercado pela Mata Atlântica.

Idealizada pela Oderbrecht Realizações Imobiliárias, em parceria com os Grupos Cornélio Brennand e Ricardo Brennand, a Reserva do Paiva é composta de condomínios residenciais, condomínios empresariais, escolas, hotéis e demais infraestrutura.
A ETE, construída pela Flamac Incorporação e Construção, é composta por tratamento primário dos efluentes e um sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com desidratação mecânica dos lodos gerados e desinfecção por radiação ultravioleta. Seus efluentes podem ser lançados no rio Pirapama ou ser reutilizados para a irrigação dos campos de golfe. Seu diferencial é que a unidade foi dimensionada de forma modular, sendo possível sua implantação em quatro etapas, de forma a melhor acompanhar a curva de crescimento populacional prevista, minimizando a necessidade de investimentos no curto prazo. A vazão média da estação é de 152 litros por segundo e a vazão máxima, de 229,06 l/s.
“O tipo de tratamento adotado minimiza o risco de geração de odores indesejáveis, já que utiliza o processo aeróbio em todas as fases de tratamento previstas, inclusive para a digestão de lodo. Trata-se de um processo ideal para as características do empreendimento de Reserva do Paiva, onde se deseja uma solução de tratamento que gere o mínimo de impacto possível na área em que foi implantada, permitindo ainda uma grande simplicidade na sua operação e segurança quanto à qualidade de efluente desejada”, afirma André Telles, diretor executivo da Ecosan.
 
Foto: divulgação
Vervi Assessoria de Imprensa

Banner
Banner
Banner

Site Login