Apartamento padrão CDHU será construído com alvenaria de blocos de concreto no Concrete Show

cdhu_padrao.jpgApartamento padrão CDHU será construído com alvenaria de blocos de concreto no Concrete Show
 
Com cerca de 50 m2, construção será erguida por operários treinados no curso sobre execução de paredes de alvenaria estrutural, que será ministrado por instrutores do Senai/SP. Um apartamento do padrão da Secretaria de Estado da Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) de São Paulo será construído ao longo dos três dias de duração do Concrete Show, que acontecerá de 24 a 26 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O objetivo dos realizadores desse evento, a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (Blocobrasil) numa parceria com o Senai-SP e o apoio do Sinaprocim/Sinprocim e da ABCP, é o de mostrar as vantagens técnico-econômicas da alvenaria estrutural com blocos de concreto na construção de habitações de interesse social dos governos estadual (CDHU) e federal (Minha Casa, Minha Vida).
O apartamento, com cerca de 50 m2, será erguido, até a altura das janelas, por operários inscritos no curso teórico e prático gratuito sobre execução de paredes de alvenaria estrutural, que será ministrado por instrutores do Senai/SP. Serão apresentadas também as principais características do sistema, que atende aos requisitos da Norma de Desempenho, segundo ensaios realizados pela BlocoBrasil. De acordo com a coordenadora de atividades técnicas do Senai/SP, Vânia Caneschi, o curso “possibilita ao profissional aperfeiçoar-se, desenvolvendo suas habilidades e melhorando sua capacitação”. O curso foi dividido em 6 horas de teoria e 18 horas de prática. As inscrições gratuitas podem ser realizadas até 26 de agosto pelo telefone (11) 2227-6945. A capacidade é limitada a 50 participantes.
 
Construção racionalizada
O sistema construtivo de alvenaria com blocos de concreto é um empregador intensivo de mão de obra qualificada e que pode ser treinada em cursos como os do Senai, característica fundamental, especialmente nesses tempos de crise econômica e desemprego pelos quais passa o país, avalia o engenheiro Ramon Barral, presidente da Blocobrasil. “A alvenaria com blocos de concreto é o sistema construtivo mais racionalizado, totalmente de acordo com as normas da ABNT e que oferece enormes vantagens técnicas e econômicas, para os construtores e contratantes, e segurança aos usuários em itens como conforto térmico e acústico e resistência ao fogo, entre outros constantes da ABNT NBR 15575 “Norma de Desempenho”, além de ser um grande empregador de mão de obra.”
No estande, será possível, através de totens e painéis informativos, verificar os desempenhos obtidos com o Sistema de Vedação Vertical com Alvenaria de Blocos de Concreto.
O atual padrão construtivo da CDHU foi adotado em 2008. Projetados conforme o Desenho Universal, os imóveis incorporaram uma série de inovações para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus moradores. O pé-direito de 2,6 m permite melhoria na iluminação e na ventilação da moradia. Os imóveis possuem acabamento de piso cerâmico em toda a residência, azulejos na cozinha e banheiro, esquadrias de alumínio, estrutura de metal nos telhados e medição individualizada de água. Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água, energia elétrica e materiais menos impactantes.
Itens do padrão de qualidade da CDHU foram incorporados no Programa Minha Casa Minha Vida em São Paulo. Para viabilizar o programa no Estado, onde o custo da produção é mais alto, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Agência Casa Paulista, faz aporte de recursos, a fundo perdido, para complementar o investimento federal. Em contrapartida, os imóveis devem ter as melhorais estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria.
 
Foto: divulgação
Mandarim Comunicação
CDHU ViewImage.jpg

Banner
Banner
Banner

Site Login