Livros Técnicos

Banner

Greenbuilding Brasil 2016 promove visitas técnicas em edifícios sustentáveis

green_bui_iding.jpgGreenbuilding Brasil 2016 promove visitas técnicas em edifícios sustentáveis
 
Seis empreendimentos com selos de sustentabilidade farão parte do roteiro de visitas incluso na programação do evento, em São Paulo. A Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional e Expo, o maior evento da construção sustentável do país e que acontece em São Paulo de 09 a 11 de agosto, vai trazer em sua programação, no dia 12.08, dois roteiros para visitas técnicas em prédios com certificação LEED e que estão no top 10 em construções sustentáveis no país.


“Todos os anos incluímos em nossa programação roteiros na cidade de São Paulo para que engenheiros, arquitetos e profissionais interessados em construção sustentável possam ver a real aplicação dos conceitos e materiais apresentados na feira. Nessa oportunidade, eles também terão contato com quem opera esses sistemas e observarão dificuldades ou semelhanças com seus próprios projetos e construções”, comenta Maria Carolina Fujihara, responsável pelas visitas do Green Building Council Brasil, organização não governamental realizadora do evento.
O primeiro roteiro começa no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, no edifício Pátio Victor Malzoni, reconhecido com certificação LEED CS nível Silver. A visita será iniciada com uma apresentação sobre a obra e as estratégias de sustentabilidade que foram aplicadas ao projeto. Depois, os visitantes poderão conhecer a central de resíduos, central de água gelada (CAG) e usina termoelétrica, estação de tratamento de efluentes e a horta subterrânea - um sistema inovador para reduzir desperdícios e aumentar a conscientização dos usuários.
Uma van levará os visitantes para o segundo edifício, o Infinity Tower, que possui certificação LEED CS nível Gold. Após a apresentação inicial, o grupo irá conhecer as áreas comuns, áreas técnicas e CAG verificando, in loco, estratégias como o sistema de gerenciamento predial (BMS) para controle e monitoramento de todos os sistemas operacionais, vegetação, captação e tratamento de água pluvial, vedação e fachada.
Em seguida, é a vez do prédio Vista Faria Lima, que possui certificação LEED CS nível Gold. O grupo poderá conhecer as áreas comuns e técnicas, incluindo o bicicletário, o sistema de captação da água pluvial que é utilizada na irrigação dos jardins, visitar o jardim externo, a fachada do edifício e o projeto técnico de iluminação.
O segundo roteiro está programado para realização a pé. O passeio começa pela Loja Quem Disse Berenice, no Shopping Cidade São Paulo, que possui a certificação LEED Retail nível Platinum. A visita será guiada pelo time de sustentabilidade do Grupo Boticário, proprietário do projeto.
No espaço, o grupo vai conhecer técnicas empregadas no ar condicionado, automação dos sistemas elétricos, mobiliário, revestimentos e sensores de CO2. Após a visita à loja, ainda no Shopping, que possui certificação LEED CS nível Gold, os visitantes terão uma apresentação dos principais desafios e destaques da obra, conhecendo também as aplicações locais.
Encerrando o segundo roteiro, o grupo chega ao Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK), recertificado LEED EBOM nível Gold. A visita será iniciada pelo heliponto onde é possível observar todo o entorno da Av. Paulista e o skyline da cidade.
Em seguida, o grupo poderá conhecer as diversas instalações de operação e manutenção do empreendimento que foram fundamentais para o processo de certificação de operação e manutenção do edifício, como os tanques de termoacumulação, o CAG, sistema de chamadas antecipadas e regenerativas dos elevadores, estação de reciclagem, bicicletário/vestiários, carregador veicular no estacionamento do shopping, estação de tratamento de água (ETA) e sistema de gerenciamento predial.
Para participar dos roteiros de visita, os interessados devem se inscrever pelo site da Greenbuilding Brasil 2016 Conferência Internacional & Expo. O valor de cada roteiro é de R$ 760,00, com lanche incluso.
O visitante inscrito deverá se dirigir ao endereço do primeiro empreendimento na data e horário da visita e aguardar o guia responsável. Participarão também do passeio especialistas em construção sustentável do Green Buidilng Council Brasil.
 
1º Roteiro - Itaim Bibi
Pátio Victor Malzoni - 8h30 às 10h30
Infinity Tower - 10h45 às 12h15
Vista Faria Lima - 12h45 às 14h00
 
2º Roteiro - Bela Vista
Loja Quem disse Berenice - 8h30 às 10h00
Shopping Cidade SP – 10h00 às 11h30
Edifício Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK) - 12h às 13h30
 
Serviço
Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016
Data: 9 a 11 de agosto de 2016
Horário da Exposição: 10h às 20h
Horário do Congresso: 9h30 às 18h30
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n - Vila Água Funda, São Paulo
 
Sobre a Greenbuilding Brasil 2016 - Promovida pelo GBC Brasil, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Seu objetivo é fornecer conteúdos relevantes sobre o assunto para o mercado através de três iniciativas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Destinado a arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras, o evento chega a sua sétima edição no país em 2016 e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
 
Sobre o GBC Brasil - O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 100 diferentes países, cuja missão é transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building, em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.
 
Foto: divulgação
Convergência Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login