Digicon fornece semáforos inteligentes para organizar fluxo de importante via de Porto Alegre

scats_na_central.jpgDigicon fornece semáforos inteligentes para organizar fluxo de importante via de Porto Alegre
 
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou o início do funcionamento de um sistema inteligente de gestão de fluxo composto de 12 sinaleiras na Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre. Com os equipamentos será possível organizar o tráfego de forma automatizada ao longo da avenida, melhorando a circulação e reduzindo de forma significativa os tempos de espera.

Outros benefícios como a diminuição do tempo de percurso e menos emissão de gases também serão alcançados.
Desenvolvedora da tecnologia, a Digicon acredita que o sistema vai gerar os mesmos resultados efetivos proporcionados em outras cidades brasileiras. “O SCATS vai contribuir para melhora da trafegabilidade dos veículos por meio da redução dos tempos de espera, aumentando a fluidez até mesmo em horários críticos", diz Hélgio Trindade, diretor de Mobilidade Urbana da Digicon.
Isso será possível porque os semáforos possuem câmeras que medem o fluxo na via e estão interligados a um software que planeja os tempos de verde (sinal aberto) em tempo real com base nestas contagens de veículos. O nome é Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real (SCATS, sigla em inglês), ele faz a análise dos fluxos nos cruzamentos e decide quais movimentos devem abrir ou fechar. Os pedestres também serão beneficiados com o sistema. A análise em tempo real permitirá que os ciclos semafóricos sejam reduzidos, com isso, diminuirá o tempo de espera nas travessias. O investimento na tecnologia é de R$ 1,2 milhão e foi efetivado como uma contrapartida das obras de expansão do shopping Iguatemi.
“Quando muitas pessoas não viam solução para a rótula da Encol, colocamos sinaleiras inteligentes lá. Foi considerado a salvação do cruzamento. Com a contrapartida do Iguatemi, implantamos um novo sistema ao longo da avenida, que terá um aumento no fluxo em razão da Unisinos e do próprio shopping. Vai qualificar o tráfego e aumentar a segurança de todos que circulam na região”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
Na Nilo Peçanha trafegam mais de 80  mil veículos por dia. “Essa medida é muito importante, porque demonstra a importância de trabalhar com a tecnologia para fazer uma gestão de trânsito eficiente. Isso também vai ajudar muito o transporte coletivo da região”, completa Cappellari. Além das sinaleiras inteligentes, a EPTC conta com duas câmeras de monitoramento na avenida, que contribuem para um melhor monitoramento, indicando quais medidas possam ser adotadas no trânsito.
 
O que é SCATS – Nos conjuntos semafóricos, o sistema conta com câmeras instaladas nos semáforos. Elas detectam a passagem dos veículos. O dado gerado é passado ao controlador instalado em cada sinaleira e à Central de Monitoramento da EPTC. A partir disso, o software analisa, em tempo real, o fluxo e define o tempo de verde em cada semáforo. Os técnicos da EPTC podem interferir nos tempos se for necessário, em caso de acidente ou demais ocorrências na via.
 
Foto: divulgação
Moglia Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login