Projeto de Adolfo Sakaguti traz conceito de gentileza urbana à Curitiba

sakaguti_arqto.jpgProjeto de Adolfo Sakaguti traz conceito de gentileza urbana à Curitiba
 
Escritório de arquitetura cria empreendimento da FAE Business Center com cortina verde no centro da capital paranaense. A cidade de Curitiba é conhecida como Capital Ecológica, título conferido devido à sua organização, limpeza e áreas arborizadas, características que resultam em um conjunto de beleza e sensação agradável.

Porém, como toda capital, existem pontos centrais onde a arborização é inexistente. Analisando esse cenário, a Sakaguti Arquitetos Associados decidiu inserir uma cortina verde transparente no novo empreendimento da FAE Business Center, localizado na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Alferes Poli.
Árida e com tráfego intenso, agravado pelo fluxo incessante do transporte coletivo, o projeto se baseou na valorização da instituição por meio da localização, sem deixar de lado a apresentação de uma obra que conferisse maior empatia do público com o edifício. E assim surgiu a ideia da gentileza urbana. “Como o entorno é muito árido, criamos um recuo maior do que o gabarito local (de cinco metros para dez metros) para aumentar a área do jardim, com floreiras, espelho d’água e uma escultura na face da Avenida Visconde de Guarapuava”, detalha o arquiteto Adolfo Sakaguti.
Além desses jardins, duas cortinas verdes transparentes com altura de três andares foram criadas. “A transparência surgiu da combinação entre o desejo da parede verde com a necessidade da vista para o exterior, filtrada pela presença rarefeita dos vasos horizontais, que abrigam plantas criadas em uma canaleta com um substrato de pouco volume e alto rendimento, irrigado automaticamente por fluidos enriquecidos”, explica Sakaguti.
Segundo o arquiteto, esta solução confere uma parede verde mais rarefeita que permite às pessoas do lado de fora perceberem a movimentação dos usuários do prédio à noite, onde se concentra a maior parte das atividades. Durante o dia, os usuários têm um primeiro plano verde e a cidade como pano de fundo.
 
Sobre Sakaguti Arquitetos Associados - Com 39 anos de experiência na área e identidade própria em suas projeções, o escritório Sakaguti Arquitetos Associados apresenta mais de 5000 projetos durante a carreira. O trabalho envolve obras em todo o território nacional e inclui alguns específicos no exterior. A especialidade está no ramo da arquitetura hospitalar, cuja complexidade inicia-se na escolha do terreno, legislação municipal, estadual e federal aliado a montagem estratégica do programa a ser contemplado na instituição. O arquiteto e diretor da empresa, Adolfo Sakaguti, atua não só como arquiteto, mas também como interlocutor da construção civiljunto às autoridades municipais e estaduais no âmbito técnico.
Serviço:
Sakaguti Arquitetos Associados
Rua Euclides Bandeira, 478 | Centro Cívico
www.sakaguti.arq.br

Foto: divulgação
BG Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login