Biomassa de palha da cana

vermeer_vr.jpgBiomassa de palha da cana
 
A utilização de biomassa como combustível tem apresentado diversas vantagens. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Agronegócio, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a geração de biomassa agrícola é bastante competitiva em vários países por ter capacidade de ser transformada em energia elétrica e em biocombustível.


Segundo Carvalho existe um grande impacto positivo dentro das cadeias agroindustriais relacionado à produção de energia. O agronegócio voltado para a cana de açúcar é bastante relevante para a matriz energética brasileira, onde a geração de energia a partir de biomassa é caracterizada como a segunda fonte mais importante, após o petróleo e seus derivados.
A produção de energia limpa a partir de biomassa, mesmo com todos os benefícios e alto crescimento, ainda precisa de políticas públicas que incentivem a sua expansão e futuramente a substituição dos combustíveis fósseis, como os derivados de petróleo, pelos renováveis. Ao longo dos anos a produção de etanol e as atividades do setor sucroenergético do país estiveram estagnadas, devido aos incentivos do governo para os produtos fósseis. Agora, com as mudanças climáticas e com as metas estabelecidas de redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, a situação deve mudar. A produção de produtos renováveis e a favor do meio ambiente estão sendo vistos como grandes oportunidades, o que pode contribuir com o agronegócio da cana de açúcar e a produção de energias limpas.
Os desafios são grandes, tendo em vista o consumo de energia elétrica residencial e a demanda por energia para a indústria, alimentando caldeiras, estufas de secagem e outros.
Levando em conta estes dados, será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em Curitiba (PR), o Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO). O evento anual, coordenado e organizado pela FRG Mídia Brasil e Paraná Metrologia, conta com apoio das principais associações e entidades ligadas ao setor da Biomassa no Brasil e exterior. O CIBIO tem como objetivo discutir o atual cenário da Matriz Energética Nacional e temas ligados à geração de energia a partir da biomassa no Brasil e no mundo.
 
Equipamentos - A produção de biomassa a partir da palha da cana conta com equipamentos especificamente desenvolvidos para esta atividade. Um deles é o Enleirador Vermeer VR1428, que faz o recolhimento da palha da cana com largura entre 6,7 e 8,5 metros. A máquina foi projetada para oferecer aos produtores maior capacidade e recursos de processar uma área maior em tempo menor, com leiras reguláveis de até 1,8 metros. O Enleirador VR1428 tem rodas com suspensão individual e pode ser acoplado em um trator de 75 cv, com tração 4x2.  Tem comando hidráulico duplo e fluxo contínuo. Além disso, os ajustes podem ser feitos sem o uso de ferramentas.
 
 
Divulgação Vermeer

Banner
Banner
Banner
Banner

Site Login