Mais de 40 geradores da Cummins Power Generation foram usados durante a obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte

cummins2.jpgMais de 40 geradores da Cummins Power Generation foram usados durante a obra da Usina Hidrelétrica Belo Monte
 
Considerada a terceira maior hidrelétrica do mundo, a usina Belo Monte começará a funcionar no início de março. Para fornecer mais de 50% da energia elétrica para a obra da usina, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), contratou os serviços da DCCO Rental (Distribuidora Cummins Centro Oeste), com a locação de 42 grupos geradores da Cummins Power Generation, de 60 a 500kVA.

A primeira turbina das 18 máquinas da casa de força principal entregará 3% da capacidade total de 11 mil MW, com prazo para término até fevereiro de 2019.
A obra de Belo Monte possui quatro canteiros simultâneos em operação, o Sítio de Pimental, Canal de Derivação, Sítio Bela Vista e Sítio de Belo Monte. Cada sítio tem seu próprio canteiro de obras, centrais de britagem e de concreto, oficinas, refeitórios e alojamentos de trabalhadores, sendo da responsabilidade do CCBM sua execução.
Em cada canteiro foi necessário desenvolver infraestrutura energética e de iluminação para atender aos mais de 25.000 trabalhadores. Durante mais de dois anos, a DCCO desenvolveu uma parceria com o CCBM na construção desse grande projeto Além dos geradores de energia, a empresa também instalou 43 torres de iluminação.
“Foram montadas usinas de geradores, para fornecer energia para os alojamentos, além dos canteiros de obra, sede administrativa, britadeiras, dentre outros locais. E, apesar da distância, mais de dois mil quilômetros da matriz, atendemoso CCBM com toda qualidade que somos reconhecidos”, afirma Diogo Passos, gerente de negócios da DCCO Rental.  Para isso, a empresa montou uma estrutura na cidade para dar total suporte ao consórcio, com logística para enviar os equipamentos e mantê-los sempre com manutenção e assistência técnica em dia.
 
Desafios na Amazônia
Infraestrutura, logística, administração e a integração de pessoas foram alguns dos desafios encontrados durante a concessão do CCBM. “Oferecer condições dignas de moradia e trabalho para milhares de pessoas no meio da Amazônia foi um desafio e tanto. Não havia absolutamente nada quando começamos, somente floresta, energia, água e hospitais”, lembra Guilherme Bonfim, coordenador de Elétrica e Hidráulica do CCBM.
“Quem teve a oportunidade de trabalhar na construção da usina, irá se lembrar pelo resto da vida. A emoção de ter visto uma floresta sendo transformada no que será a maior hidrelétrica totalmente brasileira é difícil de explicar, um misto de medo, alegria, satisfação, incredulidade”, afirma Carlos Faria, eletrotécnico responsável pela manutenção dos equipamentos da DCCO Rental na obra.
A primeira etapa da obra, com responsabilidade do CCBM será entregue até o final de março, assumindo a responsabilidade o Consórcio Montador Belo Monte e a AndritzHydro. Desta forma, vários maquinários retornarão às empresas contratadas.
 
Sobre a DCCO Rental - A DCCO Rental com matriz em Goiânia (GO), filiais em Brasília (DF), Paraíso do Tocantins (TO), Uberlândia (MG) e Porto Velho (RO) atua em todo território nacional com locação de grupos geradores, plataformas aéreas e torres de iluminação. A empresa, atualmente, construiu uma nova sede matriz, com área total construída de 3.696m². Com frota de mais de 500 equipamentos para locação, conta com equipe comercial, de logística e manutenção própria para melhor atender seus clientes.  Mais informações: www.dcco.com.br
 
Sobre a Cummins Power Generation - A Cummins Power Generation, fabricante que fornece sistemas completos de geração de energia a Diesel e gás natural, atendendo demandas de diversos portes, desde grupos geradores de 8 kVA até 4375 kVA. Com uma rede de mais de 611 distribuidores em 190 países, a companhia é referência mundial na fabricação de grupos geradores há mais de 90 anos.
No Brasil são 37 pontos de cobertura com distribuidores, dealers e postos avançados de atendimento, e estrutura completa para desenvolvimento do projeto, venda, locação, instalação, treinamento e assistência técnica. Mais informações: www.cumminspower.com.br ou pelo Disque Energia: 0800 701 4701.
 
Foto: divulgação
2PRÓ Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login