A Craft Engenharia desenvolve asfalto colorido

craft_asfalto_colorido_2 baixa.jpgA Craft Engenharia desenvolve asfalto colorido
 
A usina de asfalto da Craft Engenharia vem desenvolvendo experimentos de produção e aplicação de asfalto colorido, em parceria com o Laboratório de Misturas Asfálticas do Programa de Engenharia Civil do COPPE.

Como já ocorre em outros países, a utilização de pigmentos na mistura asfáltica tem a finalidade de sinalizar vias especiais e oferecer maior segurança aos motoristas. Um trecho de 3 mil metros na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro já foi pavimentada de amarelo
Os pesquisadores do COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - em conjunto com os engenheiros da usina de asfalto da Craft Engenharia estão estudando e experimentando a pigmentação do asfalto para fácil diferenciação das vias pelos motoristas.  O asfalto colorido poderá ser verde, branco, amarelo, vermelho e ainda, azul. Provavelmente a cor branca será a mais usada, pois além da diferenciação auxilia na iluminação das vias, por causa do reflexo da luz.
O asfalto colorido é recomendado para aplicações que requeiram maior visibilidade e diferenciação de piso, como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, acostamentos, túneis e qualquer outro trecho que precise ser mais bem sinalizado em prol da segurança dos usuários, tanto motoristas quanto os pedestres. Quanto ao processo de usinagem, aplicação e durabilidade, o asfalto colorido tem as mesmas características do CBQU tradicional.
A usina de asfalto da Craft Engenharia realizou sua primeira experiência em um trecho de 3 mil m², na Ilha do Fundão, que dá acesso a uma nova ponte que será inaugurada no Rio de Janeiro. A cor escolhida foi o amarelo. O trabalho foi feito em parceria com o CENPES da Petrobras, onde foi usado um asfalto especial aditivado e descolorido para mistura com o pigmento.
A difusão da nova técnica de pavimentação colorida poderá vir a ser parte da solução na diminuição de acidentes de transito, gerando mais segurança para os usuários.  Na Espanha, França, Estados Unidos, Suíça e Inglaterra, este tipo de pavimento já é muito utilizado. No Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro está aplicando o asfalto vermelho nos corredores BRT - Bus Rapid Transit, que estão sendo implantados em vários pontos da cidade.
 
Sobre a Craft Engenharia
Agilidade, rapidez e vanguarda é a fórmula com que a Craft Engenharia vem, há mais de trinta anos, consolidando sua reputação de excelência no mercado de construção civil brasileiro. Adiantando-se as demandas de seus clientes, prognosticando as tendências da indústria de construção civil, principalmente no que se refere aos equipamentos e legislação ambiental, apoiando e patrocinando a pesquisa de novos métodos e materiais, a empresa consolidou reputação de excelência em todas as suas áreas de atuação: construção pesada, terraplenagem, pavimentação, locação de equipamentos e demolições especializadas.É, também, a primeira empresa brasileira a aplicar a técnica para estabilização de solos moles por vibrocompactação. Na área de pesquisa a Craft mantém longa parceria com o Setor de Pavimentos e Geotécnica da COOPE/UFRJ, disponibilizando sua usina de asfalto e sua tecnologia para testes de campo dos pesquisadores da universidade.A Craft Engenharia tem sua sede no distrito de Campo Grande e escritório técnico comercial no bairro da Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro.www.craftengenharia.com.br
 
Foto: Divulgação
MCA Imprensa & Relações Públicas

Banner
Banner
Banner

Site Login