Volvo apresenta na Rio+20 o seu primeiro ônibus híbrido fabricado no Brasil

volvo_hibribus_new xx.jpgVolvo apresenta na Rio+20 o seu primeiro ônibus híbrido fabricado no Brasil

O veículo, movido a eletricidade e a diesel, até então era fabricado apenas na Suécia. O evento foi realizado na manhã de 14 de junho, em cerimônia com a presença do presidente da Volvo Bus Américas, Stefan Tilk, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

 

A fábrica da Volvo, em Curitiba, é a primeira fora da Europa a produzir chassis híbridos da marca. A unidade exposta na Rio+20 é a primeira de um lote de 60 adquiridos por operadores de Curitiba, reconhecida mundialmente pelo pioneirismo de seu sistema organizado de transporte coletivo urbano.
Os 30 primeiros híbridos começam a rodar em setembro em Curitiba. Eles trafegarão nas linhas convencionais bairro a bairro, e na linha Interbairros 1, ligando terminais e bairros sem passar pela região central. Os 30 restantes serão entregues no próximo ano. Inicialmente, a Volvo fabricará um chassi padrão, na configuração 4x2 eixos.
“Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A tecnologia Volvo permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, além de não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
O híbrido tem dois motores (diesel e elétrico) que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
 
Foto: Divulgação
Volvo Bus Latin America
Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login