Central de concreto móvel da RCO acelera obras de infraestrutura

rco__d30.jpgCentral de concreto móvel da RCO acelera obras de infraestrutura
 
Adotada pela Topos Engenharia na etapa de fundação das linhas de transmissão de energia no Mato Grosso, a Nomad D-30 pode ser montada e desmontada em um dia. A Topos Engenharia tinha um desafio importante no segundo semestre de 2013, quando foi contratada pelo consórcio construtor SME/Lotufo para executar as etapas de fundação de 180 km de linhas de transmissão no Mato Grosso.

A empresa precisava de uma central dosadora de concreto que pudesse ser montada e desmontada a cada 50 km ao longo da obra e que tivesse a capacidade para produzir 30 m³/hora de concreto. E mais: que estivesse disponível para entrega quase que imediata. As três condições foram atendidas quando a Topos visitou o estande da RCO durante a feira Concrete Show daquele ano e conheceu a Nomad D-30. Hoje, depois de quase um ano de utilização em campo, a empresa adotou a tecnologia como referência e estuda a compra de uma segunda central dosadora do mesmo modelo.
“Com oito meses de uso nós já tínhamos deslocado a máquina três vezes, produzindo mais de 6.000 m³ de concreto, com uma média de 1.200 m³ ao mês”, informa Carlos Henrique, sócio-diretor da Topos Engenharia. De acordo com ele, os resultados foram obtidos graças à facilidade de desmontagem, transporte e montagem da Nomad D-30, que mantém a produção de concreto próxima da obra. A rapidez também aconteceu na entrega da central – 30 dias após o pedido – um tempo impressionante, considerando que a máquina tinha acabado de ser lançada. “Fomos pioneiros na aquisição da central”, reforça o executivo. Henrique.
O executivo lembra ainda que a compra foi antecedida de um período de teste no trecho inicial da linha de transmissão de 500 KV com circuito duplo. O trecho total do Consórcio SME/LOTUFO tem 355 km, infraestrutura que interliga a subestação Parantinga (MT) à subestação de Ribeirãozinho (MT), trecho A3, e que faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), a rede que conecta os pontos de produção de energia no Brasil (usinas de vários tipos) aos polos consumidores.
“Também ficamos satisfeito com a durabilidade, produtividade e a facilidade de montagem e desmontagem do equipamento”, completa Carlos Henrique. Na avaliação dele, a Nomad D-30 entregou a capacidade esperada. A flexibilidade de deslocamento pode ser comprovada pelo fato de o equipamento ser deslocado com uso de um único caminhão guindaste. O melhor exemplo da durabilidade, por sua vez, é a ausência de manutenção em quase um ano de operação. “A RCO tem nos dado uma boa assistência técnica e acompanha a produção da Nomad, o que é muito importante”, conclui Carlos. O executivo adianta, inclusive, que a Topos Engenharia estuda a compra de uma segunda central.
 
Porque a Nomad D-30 é de fato nômade e pode ser mobilizada em um dia
Lançada em agosto de 2013, durante a Concrete Show, a central dosadora Nomad D-30 já conquistou diversos clientes pela facilidade de transporte e durabilidade. Com uma produção de 30 m³/h, o modelo foi desenvolvido para trabalhar em obras de menor porte. Ou em projetos de maior envergadura, desde que os prazos sejam mais estendidos.
A rápida mobilização da central acontece porque o equipamento é totalmente pré-montado na fábrica. Ou seja, já possui todas as ligações elétricas, pneumáticas e hidráulicas, o que permite sua mobilização e desmobilização em menos de um dia. “Outro fator que contribui para isso é a montagem fixa, sem chassi ou rodas, o que viabiliza o transporte do equipamento em carretas comuns”, explica Alex Guimarães, consultor de vendas da RCO. De acordo com ele, a Nomad D-30 não necessita de obras de fundação ou elevação para ser posicionada, mas apenas de um terreno nivelado e compactado.
O usuário da central possui a opção de personalizar o equipamento, ativando diversos acessórios opcionais. É o caso dos dosadores e da balança de aditivos e do sistema de abatimento de pó, entre outros. O modelo possui ainda um sistema de proteção para o operador, incluindo dispositivos ao redor do ponto de carga de agregados, evitando o contato do operador com as partes móveis, como a comporta e a esteira.
 
Sobre a Topos Engenharia - Fundada em 1991, a Topos Construções e Engenharia está sediada em Paraíso do Tocantins (TO). Seu portfólio de serviços inclui levantamento topográfico, consultoria em obras, terraplanagem, pavimentação de vias públicas, obras de saneamento e a construção de linhas de transmissão e de redes de distribuição. A empresa possui canteiros nas principais cidades em que atua.
 
Sobre a RCO - Fundada em 1991, na cidade de Tambaú/SP, a RCO é uma empresa 100% brasileira focada em soluções e qualidade para quem produz, gerando maior eficiência nos processos industriais. Possui duas unidades fabris, que juntas somam aproximadamente 10 mil m², além de uma área para futura expansão, de 50 mil m², ambas localizadas em Tambaú.
Atende ao segmento da construção civil com as centrais de concreto e silos de armazenagem e ao segmento de pneus, automobilístico e industrial geral, fornecendo sistemas de transportadores e logística, equipamentos especiais, caldeiraria e serviços de usinagem em geral.
Com um perfil ousado e inovador a empresa foi fundada por Roque Carlos de Oliveira e é dirigida atualmente pelos filhos, Carlos Donizetti de Oliveira e Roque Carlos de Oliveira Junior, que mantiveram o perfil visionário do pai.
 
Foto: divulgação
Canaris

Banner
Banner
Banner

Site Login