Scania lança durante Seminário Técnico da NTC&Logística a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

scania_roberto_leoncini_scania xx.jpgScania lança durante Seminário Técnico da NTC&Logística a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”

Ação que incentiva o treinamento de motoristas foi apresentada para mais de 400 convidados, que participaram de um debate sobre a lei que regulamentou a profissão

A Scania lançou hoje durante o Seminário Técnico da NTC&Logística, que debateu os reflexos da Lei 12.619 regulamentadora da profissão de condutor profissional de veículos comerciais, a quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. A ação, organizada pela Scania, tem por objetivos avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. Os interessados têm até o dia 26 de julho para efetuar sua inscrição em diversos pontos. A lista completa de locais está no site www.melhormotorista.com.br
O Seminário Técnico da NTC&Logística contou com a presença de mais de 400 convidados, entre empresários, presidentes de associações e de sindicatos do setor do Transporte Rodoviário de Cargas. A Lei 12.619 foi assinada no dia 30 de abril pela presidente Dilma Rousseff e regulamenta a profissão de motorista profissional com vínculo empregatício, cria jornada de trabalho especial para motorista empregado e regula o tempo de direção e descanso de motoristas. O seminário, que teve apoio da Scania, serviu para explicar a nova lei, sanar as últimas dúvidas para a realidade que impactará o dia a dia de condutores e empresários.
“Hoje, comemoramos dois momentos especiais do setor, a nova lei e o lançamento da quarta edição do “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. Essa parceria entre a NTC e a Scania, no seminário, comprova o quanto valorizamos e nos preocupamos com os condutores”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Os empresários saíram do evento motivados a incentivar seus motoristas a participarem da competição, pois eles se tornarão profissionais melhor preparados e multiplicadores de conhecimento. Além de aumentarem sua conscientização para a prática da direção defensiva nas rodovias”, completa.
 
Sobre a ação
A competição “Melhor Motorista de Caminhão” foi criada pela Scania em 2003, na Suécia. No balanço geral, a marca já recebeu mais de 100 mil inscrições para o desafio, sendo 60 mil somente no Brasil, que a partir de 2005 passou a integrar os países participantes. O critério de avaliação dos motoristas envolve uma prova teórica, a ser entregue no ato da inscrição, e provas práticas divididas em 24 etapas regionais.
 
Como participar
O motorista que tiver interesse na competição deve possuir carteira de habilitação categoria E, necessita preencher um formulário, além de responder a um questionário no ato da inscrição. Os participantes serão avaliados por meio de provas teóricas e práticas que abordarão temas relacionados à legislação, preocupação ambiental e à condução responsável, defensiva e econômica.
A edição 2012 será organizada em três etapas com 24 fases regionais em 12 cidades diferentes. Os locais para a realização das finais regionais são respectivamente: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (04 e 05 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (01 e 02 de setembro), Rio de Janeiro (08 e 09 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (05 e 06 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro). A primeira etapa, válida pelo período de inscrição (07 de maio a 26 de julho), servirá para o motorista entregar sua ficha e a prova teórica, formada por questões de múltipla escolha e dissertativas, envolvendo os temas como direção, segurança, equipamentos e legislação.
Na primeira fase, serão classificados os 80 melhores motoristas, por região, num total de 960 escolhidos que disputarão na segunda etapa do concurso as chamadas “finais regionais”. A segunda fase, disputada de 28 de julho a 21 de outubro, ocorrerá em 12 finais de semana, uma em cada região pré-estabelecida, sendo uma prova por dia (sábado e domingo), em total de 24. Cada regional contará com 40 motoristas, que passarão por novas provas teóricas e por provas práticas. Vinte e quatro motoristas estarão na final nacional, que será disputada no período de 25 a 27 de outubro, em São Paulo, em que os finalistas serão desafiados, novamente, por novas provas teóricas e práticas.
 
Premiação
A Scania e o Sest-Senat disponibilizarão a todos os inscritos na competição, um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Além disso, ele ganhará seis mil reais em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.
O segundo colocado ganhará uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, além de um jogo de pneus Pirelli com seis unidades, uma jaqueta personalizada Sest Senat e três mil e quinhentos reais em dinheiro. Para o terceiro colocado, são oferecidos uma viagem com acompanhante para um resort no Brasil, uma jaqueta personalizada Sest Senat e dois mil e quinhentos reais em dinheiro. Todos os 24 finalistas ganharão o Treinamento de Motoristas Scania ‘Master Driver’, de 40 horas.
A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” conta com o patrocínio do Scania Banco, Pirelli, Sest Senat, Shell Brasil, Noma do Brasil, Rede Graal e Vale.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 37.500 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos.
Em 2011, as receitas totais da Scania alcançaram 87,7 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,4 bilhões de coroas suecas. No Brasil, a Scania também patrocina programas de capacitação e treinamento de motoristas, cedendo caminhões e o conhecimento técnico de seus profissionais, além de investir em ações que buscam o incremento da segurança viária no País.
Para mais informações acesse: www.scania.com.br
 
Foto: Divulgação
Legenda: Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil
 
S/A Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login